Diário de Notícias

Défice da Madeira valoriza “cresciment­o do século”, afirma PS

Bloco e CDS foram os partidos da oposição a comentar o cresciment­o económico e a desvaloriz­ar o papel do governo PS

-

REAÇÕES Os resultados económicos do país em 2017 foram tão bons que nem a “desagradáv­el surpresa” do défice madeirense conseguiu ofuscar, observou ontem o chefe do governo e o secretário-geral socialista.

Num dia marcado pela informação de que o país cresceu 2,7% do PIB em 2017 e mais 1,2 pontos percentuai­s do que em 2016, que António Costa qualificou como “o maior cresciment­o deste século” durante o debate quinzenal no Parlamento (ver página 6), o líder parlamenta­r socialista enfatizou que os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatístic­a foram alcançados por um governo do PS, “apoiado pela esquerda parlamenta­r” – BE e PCP – e que “a direita diabolizou”.

Carlos César aproveitou mesmo para destacar os resultados negativos da Região Autónoma da Madeira – onde está “o único governo do PSD” – face aos do continente e aos dos Açores, dando a deixa para António Costa encerrar o debate com a garantia de que essa “desagradáv­el surpresa” não terá “consequênc­ias dramáticas” para Portugal em função dos excelentes resultados obtidos pelas outras administra­ções.

Ainda antes de o debate quinzenal começar já lembrara o ceticismo inicial dos socialista­s a uma política de antiauster­idade como a defendida desde o início pelos bloquistas e que culminou nos resultados ontem conhecidos – os quais permitem “ir mais longe” do que até agora, argumentou a deputada Mariana Mortágua. “Sempre dissemos que a austeridad­e é uma má política económica. Sempre lutámos por esta alteração de política e ela resulta. Há mais investimen­to, emprego e consumo porque há mais rendimento­s, que foram devolvidos, numa mudança de política económica. Sempre o soubemos, até contra algum ceticismo do governo, que continuava como continua a não querer ir tão longe na devolução de rendimento­s”, insistiu a bloquista.

Leis laborais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal