Diário de Notícias

ZUMA EM DATAS

-

1997 › Jacob Zuma é eleito vice-presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), histórico partido da luta contra o regime racista branco do

apartheid na África do Sul. Dois anos depois torna-se vice-presidente do país.

2005 › Tribunal sul-africano declara empresário Schabir Shaik culpado de subornos a Zuma. Presidente Thabo Mbeki afasta Zuma devido a este escândalo. Nesse mesmo ano, Zuma é acusado de violar uma amiga da família, mas diz que o sexo foi consensual e acaba absolvido. Também as acusações de corrupção contra si foram posteriorm­ente abandonada­s.

2007 › A 18 de dezembro Zuma é eleito presidente do ANC. Nesse ano surgem novas alegações de corrupção contra si. Em 2009, os procurador­es abandonam todas as acusações de corrupção. Nesse ano o ANC vence as eleições.

2009 › A 9 de maio, Zuma toma posse como presidente da África do Sul, sucedendo a Thabo Mbeki (com quem teve uma luta fratricida).

2012 › Zuma é reeleito como presidente do ANC em dezembro.

2014 › Zuma assegura um segundo mandato como presidente da África do Sul, depois de o ANC voltar a vencer as eleições.

2016 › Zuma é condenado a devolver dinheiro público que usou na remodelaçã­o de uma das suas propriedad­es privadas. Relatório de 355 páginas sugere envolvimen­to de Zuma em casos de corrupção, mas o presidente nega.

2017 › Divulgados e-mails que mostram domínio da família Gupta (de origem indiana) sobre o governo de Zuma. Cyril Ramaphosa sucede ao presidente como líder do ANC.

2018 › ANC quer Zuma fora da presidênci­a e a sua substituiç­ão por Ramaphosa. Fez-lhe um ultimato, ameaçou-o com uma moção de censura e este acabou por se demitir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal