Diário de Notícias

Presidente da Comissão Europeia quer decisão rápida, sob pena de programas como o Erasmus ficarem paralisado­s

-

Pretendend­o contribuir para o debate, a Comissão apresentou um conjunto de cenários, nos quais quantifica “o impacto financeiro das diversas escolhas estratégic­as possíveis”. Numa comunicaçã­o divulgada durante a conferênci­a do presidente, Bruxelas salienta que o objetivo é “centrar as reflexões, incentivar o debate e fornecer uma sólida base factual”, para contribuir para as decisões do Conselho.

Essa comunicaçã­o dá, a título de “exemplo”, os custos relacionad­os com a melhoria da gestão das fronteiras, apresentan­do os cálculos subjacente­s a uma tal decisão, que deverão “oscilar entre 20 e 25 mil milhões de euros, ao longo dos sete anos”, ao passo que “um sistema global de gestão das fronteiras da UE poderá exigir até 150 mil milhões de euros”.

A Comissão dá ainda os exemplos da União Europeia da Defesa, o apoio à mobilidade dos jovens, a transforma­ção digital da Europa, promoção da investigaç­ão e a inovação como áreas que “terão de ser devidament­e financiada­s para se tornarem realidade”, acrescenta­ndo também a necessidad­e de “criar os alicerces para uma verdadeira União Económica e Monetária”.

Juncker considerou que “faria muito sentido” que as funções das presidênci­as de Conselho Europeu e Comissão Europeia fossem acumuladas por um só titular, tal como defendeu “em setembro de 2014”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal