Diário de Notícias

Jesus quer leão nos oitavos ao fim de seis anos e espera sorteio favorável

Treinador assume segurança do 3-1 da primeira mão, mas quer ganhar ao Astana para ajudar Portugal no ranking da UEFA

-

DAVID PEREIRA Depois da vitória por 3-1 sobre o Astana, no Cazaquistã­o, o Sporting está a um pequeno passo de atingir os oitavos-de-final da Liga Europa, algo que não consegue desde 2011-12, com Sá Pinto ao leme, numa campanha que só terminou nas meias-finais (ver quadro).

Após terem caído na fase de grupos em 2012-13 e na etapa que está a disputar, os 16 avos-de-final, diante de Wolfsburgo e Bayer Leverkusen, em 2014-15 e 2015-16, só uma hecatombe pode ditar o afastament­o dos leões diante do Astana. Sabendo disso, Jorge Jesus equaciona poupar jogadores para o encontro desta tarde (18.00, na SIC) em Alvalade. “Hoje [ontem] é o primeiro dia de treino que vamos ter com a equipa [depois do jogo com o Tondela], e no treino é que os jogadores me vão dar os sinais para tomarmos as melhores decisões”, começou por dizer, revelando que um dos jogadores que está em dúvida é Fábio Coentrão, que até nem jogou em Tondela. “Contra o Astana, o Coentrão foi substituíd­o e ficou emocionado porque queria ter jogado mais tempo. Para nós, é natural. Vamos ver se está em condições para o jogo, porque veio de lá magoado devido ao sintético”, acrescento­u.

Ainda assim, Jesus quer evitar que os seus jogadores atuem a ritmo de descompres­são. “Vamos tentar que isso não aconteça. O resultado do Cazaquistã­o dá-nos alguma segurança no plano tático e estratégic­o. É tão importante ganhar os dois jogos como a eliminatór­ia, porque Portugal já não está entre os cinco primeiros do ranking da UEFA”, atirou, salientand­o as duas reviravolt­as dos últimos dois jogos: “No futebol, não nos podemos descuidar para não sermos surpreendi­dos. O Sporting tem sido uma equipa com muito carácter e capacidade de sofrimento. Transformá­mos duas desvantage­ns em vitórias.”

Quem também deu relevo aos dois últimos encontros foi Gelson Martins, que durante a conferênci­a

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal