Diário de Notícias

8100 reformados podem receber complement­o

Cartas começam a chegar aos potenciais beneficiár­ios a partir da próxima semana. Medida visa reformas antecipada­s depois de 2014

-

CSI é pago 12 vezes por ano e garante que os beneficiár­ios ficam com um rendimento anual de pelo menos 5175 euros

LUCÍLIA TIAGO As 8100 pessoas que se reformaram antecipada­mente a partir de 2014 vão começar a ser informadas na próxima semana pela Segurança Social sobre como podem aceder ao Complement­o Solidário para Idosos (CSI). Este apoio foi alargado no Orçamento do Estado de 2018 às reformas antecipada­s de baixo valor, independen­temente da idade do seu beneficiár­io.

O novo apoio contempla todos os que usaram a possibilid­ade de sair da vida ativa antes da idade legal da reforma; os que tomaram esta opção por desemprego involuntár­io de longa duração e ainda os que se reformaram antecipada­mente por terem uma atividade profission­al classifica­da como penosa ou desgastant­e. Em comum têm o facto de lhes terem sido aplicadas as novas regras de penalizaçã­o das reformas antecipada­s (criadas pelo anterior governo) e de receberem reformas de valor reduzido (inferior ao limiar da pobreza).

O Complement­o Solidário para Idosos está sujeito a prova de condição de recursos. É atribuído a pessoas cujo rendimento anual seja inferior a 5175,82 euros, sendo o seu montante correspond­ente ao que faltar para atingir aquele patamar anual. Exemplific­ando: um reformado com uma pensão de 287 euros por mês, receberá por via do CSI um valor mensal de 96,45 euros (ver caixa).

A medida foi incluída no Orçamento do Estado para 2018 durante o período de discussão no Parlamento, no âmbito das negociaçõe­s entre o BE, o PS e o governo e está em vigor desde janeiro deste ano, data a partir da qual passou a poder ser requerida. Para reforçar a sua divulgação, a Segurança Social vai enviar cartas a todos os potenciais beneficiár­ios. “Sendo uma medida nova, a Segurança Social vai notificar os potenciais beneficiár­ios de que têm direito à prestação; como e onde a podem requerer e quais são os benefícios do Complemen- to Solidário par Idosos”, precisou ao DN/Dinheiro Vivo fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Segurança Social. Em causa estão pessoas “com baixos recursos, que tenham pedido a pensão antecipada depois de 1 de janeiro de 2014, independen­temente da idade”, precisou a mesma fonte oficial.

Os avisos começam a ser enviados a partir do início da próxima semana e espera-se que todas as pessoas sejam notificada­s durante o mês de março. O pagamento será feito a partir do momento em que se confirmar que o beneficiár­io reúne todas as condições.

O alargament­o do CSI às reformas antecipada­s permitirá suavizar o efeito dos cortes no valor da reforma – nomeadamen­te o do fator de sustentabi­lidade, que mais do que duplicou em 2014. Por agora foram identifica­das 8100 pessoas, mas a medida poderá ser requerida por quem, daqui em diante, se reforme antecipada­mente e fique com uma pensão reduzida.

Quando, em novembro do ano passado, o líder parlamenta­r do BE, Pedro Filipe Soares, disse publicamen­te ter havido acordo com o governo para avançar com esta solução, salientou os casos em que, apesar de existir uma carreira contributi­va longa, existe uma “pensão de miséria”. Outra das justificaç­ões para a incluir no OE residiu no facto de muitas destas pessoas serem desemprega­dos que, esgotado o período de atribuição do subsídio, não conseguira­m voltar a trabalhar e tiveram na reforma antecipada a única via para manter algum rendimento mensal.

 ??  ?? Alargament­o do CSI a pessoas que ainda não têm a idade legal da reforma foi incluída no OE 2018 e é gerida pelo Ministério do Trabalho
Alargament­o do CSI a pessoas que ainda não têm a idade legal da reforma foi incluída no OE 2018 e é gerida pelo Ministério do Trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal