Diário de Notícias

Morreu Sridevi Kapoor, “rainha sem coroa” de Bollywood

Tinha 4 anos quando se estreou no cinema. Aos 31 fez uma pausa que só terminou em 2012. foi o seu último filme. Tinha 54 anos

-

CINEMA O impacto que a atuação da atriz causou em Mr. India (1987) foi tal que se dizia que o filme de Shekhar Kapur devia chamar-se Miss India. A “senhora Índia”Sridevi Kapoor morreu neste sábado aos 54 anos, vítima de uma paragem cardíaca no Dubai, onde se encontrava para assistir a um casamento de família.

Foi a primeira mulher a protagoniz­ar o panorama do cinema indiano nos anos 1970. Entrou no universo de Bollywood ainda criança, com 4 anos, e protagoniz­ou pela primeira vez um filme aos 16, em 1979: Solva Sawan, realizado por P. Bharathira­ja.

Retirou-se aos 31 anos, quando casou com o produtor Boney Kapoor, e só voltaria ao grande ecrã em 2012, com English Vinglish, de Gauri Shinde, que lhe chamou “a rainha sem coroa da representa­ção”. Kapoor despedir-se-ia do cinema com Mom (2017), de Ravi Udyawar, o 300.º filme em que apareceu no ecrã.

Admiradore­s e amigos prestaram homenagens neste fim de semana à porta de casa em Bombaim daquela que nasceu Shree Amma Yanger Ayappan no estado indiano de Tamil Nadu. Shekhar Kapur, de Mr. India, escreveu ontem no Instagram que Kapoor foi “a atriz mais entusiasma­nte” com quem trabalhou, e que não havia um momento no ecrã em que ela não “tivesse o público na mão”. Também o primeiro-ministro Narendra Modi disse-se ontem, no Twitter, “triste pela morte precoce da célebre atriz Sridevi. Era uma veterana na indústria cinematogr­áfica, cuja longa carreira inclui vários papéis e memoráveis atuações”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal