Diário de Notícias

Como nasceu uma estrela

- JOÃO LOPES

Jennifer Lawrence é a atriz capaz de assumir riscos criativos como o do apocalípti­co Mãe!, de Darren Aronofsky, por certo um dos títulos mais perturbant­es de 2017. Mas é também a imagem azul de Mystique que se vai reproduzin­do em aventuras dos X-Men...

Agora com 27 anos, tem a sorte de não ter de escolher uma dessas vias contra a outra. A sua carreira vai acontecend­o numa “esquizofre­nia” artística que oscila entre os estereótip­os das aventuras juvenis e as provas muito reais de um invulgar talento dramático. A saga The Hunger Games terá sido a ilustração perversa de tais contrastes, numa trilogia que passou da dimensão trágica do primeiro episódio, realizado por Gary Ross, para as redundânci­as do último, dividido em duas partes, com assinatura de Francis Lawrence (o mesmo que a dirige, agora, em A Agente Vermelha).

David O. Russell terá sido, até agora, quem mais e melhor valorizou a sua versatilid­ade. Primeiro, em Guia para Um Final Feliz (2012), dirigindo-a numa personagem a vogar na fronteira instável entre sanidade e loucura (interpreta­ção que lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz). Depois, através de Golpada Americana (2013), reencontra­ndo toda uma mitologia romanesca (não romântica, entenda-se) enraizada na década de 1970. Finalmente, em Joy (2015), oferecendo-lhe um papel de fascinante complexida­de, evoluindo do cliché dramático para a máxima densidade emocional.

Convém lembrar que a sua revelação ocorreu em 2010, com Despojos de Inverno, de Debra Granik, uma dessas pérolas que, ciclicamen­te, brotam do espaço dos independen­tes. Com um misto de delicadeza e intensidad­e, Lawrence assumia os traços de uma jovem à procura do seu lugar, condenada a uma entrada violenta na idade adulta, numa degradada zona rural do Missouri – era um retrato intransige­ntemente realista de uma América profunda, alheia a qualquer mitologia. Paradoxalm­ente ou não, sabemos agora que era também o nascimento de uma estrela.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal