Diário de Notícias

Tiafoe, o futuro n.º 1 por quem os americanos suspiram?

Filho de imigrantes da Serra Leoa, Frances ganha primeiro título ATP, aos 20 anos – o mais jovem americano a fazê-lo desde Roddick

- RUI FRIAS

Desde que o ranking ATP foi criado, em 1973, nenhum país teve tantos números um quanto os Estados Unidos: seis. Nenhum outro tem também tantos vencedores de títulos do Grand Slam na era Open: 51, mais do dobro do segundo (Suécia, 25). No entanto, desde Andy Roddick, em 2003, que os norte-americanos não celebram nem uma coisa nem outra no ténis masculino. Na procura por um talento que possa suceder, por fim, a Roddick, emergiu na última semana uma das maiores esperanças do ténis nos EUA: Frances Tiafoe, que aos 20 anos conseguiu a sua primeira vitória ATP, em Delray Beach, na Florida.

O feito faz de Tiafoe o mais jovem americano a ganhar um título ATP nos últimos 16 anos, desde... Andy Roddick, que em abril de 2002 ganhou em Houston o seu quinto título, com apenas 19 anos. A vitória sobre o alemão Peter Gojowczyk, 6-1 e 6-4, torna Tiafoe também o primeiro tenista nascido em 1998 a conquistar um título ATP e o primeiro convidado (wild card) a ganhar em Delray Beach nos 26 anos de história do torneio. Tudo embrulhado com a maior subida da semana no top 100: 30 lugares, para 61.º.

Frances Tiafoe não é apenas um jovem tenista com imenso potencial. Ele dá corpo também a uma história de vida que reforça o sonho americano: filho de imigrantes africanos, fugidos da sangrenta guerra civil na Serra Leoa a meio da década de 1990, Tiafoe cresceu no meio de um clube de ténis de Maryland que o pai, primeiro, ajudou a construir e no qual ficou depois a trabalhar como vigilante, com direito a habitação no local – na qual Frances viveu com os pais e um irmão gémeo.

Foi aí que o jovem Tiafoe começou a interessar-se pelo ténis, quase clandestin­amente, como contou num artigo para a The Players Tribune: “Aproveitav­a para usar os espaços à noite, quando não estavam ocupados. Jogava com raquetes em segunda mão, contra a parede, a imitar os gestos dos miúdos mais velhos e a imaginar que jogava contra Federer ou Nadal.”

Rapidament­e o jovem Tiafoe começou a fazer notar o seu talento, “adotado” pelo treinador Misha Kouznetsov, e aos 16 anos foi notícia por receber um wild card para o seu primeiro torneio ATP, em Washington. Desde então tem estado sob o radar mediático, à espera da sua erupção. Em Delray Beach, Frances Tiafoe, 20 anos feitos em janeiro, viveu a sua primeira grande semana completa no circuito, deixando pelo caminho o seu ídolo Del Potro (segunda vitória da carreira sobre um top 10 mundial), o sul-coreano Hyeon Chung (campeão das NextGen ATP Finals) e o também adolescent­e canadiano Denis Shapovalov, antes de bater Gojowczyk.

“É uma sensação inacreditá­vel. É algo muito maior do que o ténis. Finalmente estou em posição não só de financiara minha carreira como de ajudar os meus pais”, reagiu um emotivo Tiafoe, que carrega agora também as esperanças americanas.

 ??  ?? Frances Tiafoe é o primeiro jogador nascido em 1998 a ganhar um torneio ATP
Frances Tiafoe é o primeiro jogador nascido em 1998 a ganhar um torneio ATP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal