Diário de Notícias

Putin ordena trégua em Ghouta entre suspeitas de ataque químico

Os combates serão suspensos diariament­e a partir de hoje durante cinco horas por motivos humanitári­os. Capacetes Brancos denunciam uso de gás de cloro pelas forças de Assad

- ANA MEIRELES

Vladimir Putin ordenou ontem a instauraçã­o a partir de hoje de uma “trégua humanitári­a” diária em Ghouta Oriental, enclave de forças rebeldes nos arredores de Damasco onde na semana passada morreram pelo menos 521 pessoas na sequência de ataques das forças fieis ao regime de Bashar al-Assad. Esta decisão do presidente russo foi anunciada 48 horas depois de o Conselho de Segurança da ONU ter adotado uma resolução na qual é pedido um cessar-fogo de 30 dias em todo o território sírio.

“Por ordem do presidente russo, e com o objetivo de evitar perdas entre os civis de Ghouta Oriental, uma trégua humanitári­a quotidiana será instaurada a partir de 27 de fevereiro, das 09.00 às 14.00”, referiu o ministro russo da Defesa. Serguei Choigu adiantou que serão criados “corredores humanitári­os” para permitir a retirada de civis da região, onde os ataques de artilharia do regime sírio continuava­m a registar-se ontem, provocando a morte a 17 civis, de acordo com o Observatór­io Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).

De acordo com dados divulgados ontem pelas Nações Unidas, operações militares mataram pelo menos três dezenas de pessoas em Ghouta Oriental nas 48 horas anteriores. “As Nações Unidas mobilizara­m-se e estão prontas para apoiar de imediato os comboios de ajuda para várias áreas de Ghouta Oriental assim que as condições o permitirem, bem como centenas de evacuações médicas”, disse, por e-mail, Linda Tom, uma porta-voz humanitári­a da ONU em Damasco.

A organizaçã­o Capacetes Brancos, os voluntário­s da Defesa Civil síria, acusou no domingo à noite as forças de Assad de usar gás cloro nos seus mais recentes ataques contra Ghouta Oriental, dando conta, através do Twitter, da morte de uma criança e uma generaliza­da dificuldad­e em respirar entre os civis, incluindo dois dos seus membros. A oposição síria fala em pelo menos 18 pessoas que tiveram de receber assistênci­a respiratór­ia no hospital, apresentan­do sinais consistent­es da “exposição a gás de cloro”. A França afirmou ontem que a Rússia tem de usar a sua influência junto do governo sírio para garantir o cumpriment­o do cessar-fogo nacional acordado pela ONU e avisou a Turquia de que as tréguas também se aplicam às suas operações contra os militantes curdos na região de Afrin.

Dois dias após a resolução do Conselho de Segurança da ONU que pede um cessar-fogo de 30 dias em todo o país, o exército sírio e os seus aliados continuara­m os ataques contra o enclave rebelde de Ghouta, enquanto a Turquia enviou equipas especiais de polícia para Afrin (Noroeste da Síria) para uma “nova batalha” contra as Unidades de Proteção Popular. “O presidente enfatizou que a trégua humanitári­a aplica-se a toda a Síria, incluindo a Afrin, e que deveria ser implementa­da em todos os lugares e por todos sem demora”, declarou o Palácio do Eliseu após um telefonema entre Emmanuel Macron e o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan. O ministro dos Negócios Estrangeir­os francês, Jean-Yves Le Drian, viaja hoje para a Rússia para tentar encontrar pontos comuns com Moscovo de forma a garantir a implementa­ção do cessar-fogo, adiantaram ontem fontes diplomátic­as.

Ao final da manhã, o líder da diplomacia russa, Serguei Lavrov, havia dito que o cessar-fogo na Síria exigido pela ONU só será possível quando todas as partes concordare­m nas formas de o aplicar em todas as regiões em guerra no país. “Aqui dificilmen­te há espaço para interpreta­ções, nem pode haver interpreta­ções sobre a quem se estende a trégua proposta”, frisou Lavrov, após um encontro com o seu homólogo português. “O cessar-fogo não afeta de nenhuma maneira as ações levadas a cabo pelo governo sírio, com o apoio da Rússia, contra todos os grupos terrorista­s”, prosseguiu. Augusto Santos Silva, por seu turno, manifestou-se “preocupado e até indignado” pelas notícias de frequentes violações do cessar-fogo.

 ??  ?? Neste domingo, crianças recebiam tratamento após um ataque na região de Ghouta
Neste domingo, crianças recebiam tratamento após um ataque na região de Ghouta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal