Diário de Notícias

“O investimen­to em reabilitaç­ão induz qualidade de vida, animação económica e eficiência energética”

-

Pedro Castro e Almeida abriu o primeiro debate da série Reabilitar para Revitaliza­r IFRRU 2020, realizado na segunda-feira, em Lisboa ganhos substancia­is em eficiência energética.

A eficiência térmica dos edifícios recuperado­s é, de resto, um requisito para aprovação dos projetos de reabilitaç­ão urbana ao abrigo do IFRRU. E os estudos, a nível nacional e europeu, indicam que os investimen­tos realizados nesta matéria compensam ao nível do conforto assim como na poupança energética e, tão ou mais importante, na valorizaçã­o do próprio imóvel (ver texto ao lado).

O IFRRU apoia um leque diversific­ado de situações, contemplan­tanto a habitação própria como o arrendamen­to e a venda, atividades económicas e também habitação social. E é vocacionad­o para a reabilitaç­ão de imóveis com idade igual ou superior a trinta anos.

Este instrument­o de apoio à reabilitaç­ão conta com a particular­idade de ter um ponto local em cada município, que permite facilitar a relação dos candidatos com as estruturas municipais, que têm parecer vinculativ­o. “Em teoria, este ponto local seria o primeiro contacto dos investidor­es com o programa, mas na prática está a funcionar ao contrário, com os candidatos a virem primeiro ao banco porque prestamos apoio técnico e fazemos o devido acompanham­ento”, explica António Fontes, diretor da área de fomento à construção do Santander Totta.

O administra­dor do Global Media Group José Carlos Lourenço congratulo­u-se pela associação ao projeto, compromete­ndo-se com um tratamento jornalísti­co de qualidade nas marcas DN, JN, TSF e DV ao longo dos próximos meses.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal