Diário de Notícias

Acusado de plágio, Piçarra desiste: “Isto já não é Música” Cantor diz manter-se de consciênci­a tranquila e RTP não duvida da sua integridad­e. Susana Travassos passa à final

- ANA MEIRELES

A notícia foi dada pelo próprio Diogo Piçarra ao início da noite de ontem através das redes sociais. “A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participaç­ão no Festival da Canção”, escreveu o músico, alvo de acusações de plágio, que já desmentiu.

Canção do Fim foi apresentad­a na segunda semifinal, que decorreu no último fim de semana, e passou à final do Festival da Canção, que se realiza no domingo em Guimarães, na qualidade de favorita do júri e do público, com o total máximo de 24 pontos, entre as 14 músicas eleitas.

Um dia depois deste momento de glória, Diogo Piçarra foi acusado de a sua música ser um plágio de um tema religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, polémica que se tornou viral nas redes sociais. Acusação que o cantor negou.

“A minha posição mantém-se em relação à minha música, a consciênci­a tranquila e cabeça erguida. Mas não pretendo alimentar mais esta nuvem. Tudo isto que se criou em torno da minha participaç­ão já não é Música”, escreveu ontem o autor de Canção do Fim. “Não quero deixar de dizer o orgulho que poderia ser representa­r o meu país num concurso como a Eurovisão, mas já não faz sentido nenhum sequer tentar ganhar essa oportunida­de.”

Diogo Piçarra fez ainda questão de agradecer “todo o apoio e carinho recebido nas últimas 24 horas de colegas de profissão, amigos, família e fãs”. “A minha carreira e vida não dependem disto, só depende de vocês e nesse sentido sei que estarei PARA SEMPRE bem acompanhad­o”, escreveu ainda na sua mensagem de ontem.

“A todos os concorrent­es espero que saia do Festival da Canção o próximo vencedor da Eurovisão 2018, e estarei aqui, como todos os portuguese­s, a aplaudir de pé. Obrigado por tudo”, desejou o cantor.

A RTP, por seu lado, garantiu ontem que “independen­temente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, não duvidou em momento nenhum da integridad­e do artista, cuja carreira já fala por si”.

De acordo com os regulament­os, segundo explicou a televisão pública em comunicado, no lugar de Canção do Fim “estará o tema composto por Aline Frazão e interpreta­do por Susana Travassos, Mensageira, oitavo lugar na segunda semifinal”, artistas a quem a RTP agradece o “fair-play desta participaç­ão”.

Esta foi a segunda alteração no lote das 14 canções finalistas. Um erro na contagem dos votos na primeira semifinal, realizada no dia 18, retirou da corrida Eu Te Amo, composta por Mallu Magalhães e interpreta­da por Beatriz Pessoa. Na manhã seguinte, a RTP anunciou que afinal Sem Medo, a canção composta por Jorge Palma e interpreta­da por Rui David, estava entre as apuradas.

 ??  ?? Canção do Fim tinha sido a favorita do júri e do público
Canção do Fim tinha sido a favorita do júri e do público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal