Diário de Notícias

Vice-campeão vai ter acesso mais difícil à Liga dos Campeões

Novo formato reduz vagas de qualificaç­ão para a Champions nas rondas eliminatór­ias, em benefício dos quatro países de topo

-

A UEFA confirmou alterações ao formato das provas europeias que beneficiam as ligas mais fortes e dificultam o acesso do segundo classifica­do da Liga portuguesa à fase de grupos Liga dos Campeões 2018-19: terá de ser um dos dois vencedores de um play-off final no denominado “caminho das ligas”.

Para a próxima época, a UEFA só atribui duas vagas na fase de grupos aos clubes de países classifica­dos entre o sétimo e o 15.º lugar do ranking, como é o caso de Portugal, que terminou a última época na sétima posição. Com o campeão a ter entrada direta, o segundo classifica­do disputa a terceira pré-eliminatór­ia e, caso siga em frente, enfrenta o play-off, que apura somente duas equipas. Em caso de eliminação, numa ou noutra fase, o vice-campeão luso é remetido para a fase de grupos da Liga Europa.

A UEFA atribui mais quatro vagas nos grupos da Champions provenient­es do play-off, mas naquilo a que designa de “caminho dos campeões”, clubes vencedores de campeonato­s de federações abaixo do 11.º lugar no ranking.

Na atual temporada, Portugal entrou no ranking como quinto classifica­do – foi entretanto ultrapassa­do por Rússia e França – e colocou duas equipas (Benfica e FC Porto) diretament­e na fase de grupos e uma outra (Sporting) superou o play-off.

O cenário muda agora substancia­lmente para as equipas portuguesa­s no novo modelo competitiv­o da UEFA, não só face à queda no ranking mas também devido à redução de vagas disponívei­s nos dois diferentes caminhos de apuramento: de cinco para quatro no trajeto dos campeões; e de cinco para duas no caminho das ligas, por onde terá de passar o segundo classifica­do da Liga portuguesa. Pelo contrário, os quatro países com melhor ranking veem entrar diretament­e na fase de grupos todos os quatro primeiros classifica­dos das respetivas ligas nacionais.

No caso da Liga Europa, Portugal colocará o vencedor da Taça de Portugal na fase de grupos, enquanto o terceiro classifica­do da I Liga entra na terceira pré-eliminatór­ia e o quarto na segunda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal