Diário de Notícias

Lesões, gripes e castigos. As dúvidas de Conceição e Jesus

Soares, Aboubakar e Bas Dost lançam preocupaçã­o nos ataques. Piccini sofreu lesão muscular. Ricardo Pereira e Alex Telles ainda estão de baixa. Quatro leões com gripe

- NUNO FERNANDES

O clássico de sexta-feira entre o FC Porto e o Sporting, no Dragão, está marcado por várias interrogaç­ões, com os dois treinadore­s neste momento ainda sem saberem ao certo os onzes que vão poder alinhar, devido a ausências já confirmada­s e muitos jogadores que se encontram em dúvida devido a lesão.

O ataque é provavelme­nte o setor que maiores dores de cabeça estará a dar a Sérgio Conceição e Jorge Jesus. No FC Porto, Aboubakar está ausente desde 3 de fevereiro, devido a um problema muscular, e nos últimos dias tem feito treino condiciona­do e trabalho de ginásio. O brasileiro Tiquinho Soares entrou muito bem na equipa, mas contraiu uma lesão na coxa esquerda diante do Portimonen­se. E as hipóteses de recuperar até sexta-feira parecem remotas. Ou seja, sobram para já Marega, Gonçalo Paciência eWaris. Mas tanto Soares como Aboubakar ainda podem entrar nas contas.

Jorge Jesus tem igualmente um problema bicudo para resolver no ataque. Bas Dost, o melhor marcador dos leões na Liga, com 20 golos, tem uma lesão muscular na face posterior da coxa direita, que o fez falhar o jogo de segunda-feira com o Moreirense, em Alvalade. Ou seja, tudo indica que o holandês não irá recuperar a tempo. A confirmar-se será uma baixa de peso de um jogador que Jorge Jesus já admitiu ser prepondera­nte: “Qualquer equipa que tenha um goleador está dependente dele. Só temos um, não temos dois que façam muitos golos. O Bas Dost faz golos com alguma facilidade.”

Além da possível ausência de Bas Dost, o jogo com o Moreirense na segunda-feira furou por completo os planos de Jesus, que se vê privado de utilizar Gelson Martins no Dragão. Neste caso não por lesão, mas pelo facto de o jovem ter visto um cartão vermelho (acumulação de amarelos) por ter tirado a camisola para festejar o golo aos 90’+2, para mostrar uma mensagem de apoio a Rúben Semedo, um dos seus melhores amigos que se encontra detido em Espanha. O gesto mereceu o reparo do treinador no final do jogo, mas ontem William e Rafael Leão, seus colegas de equipa, vieram dar-lhe todo o apoio.

Mas os problemas dos dois treinadore­s não se esgotam aqui. No boletim clínico divulgado ontem pelo Sporting ficou a saber-se que existe um total de sete jogadores de baixa. Além de Bas Dost e Podence (foi operado recentemen­te a uma fratura no pé esquerdo), há quatro atletas a recuperar de gripe – William Carvalho, Fábio Coentrão, Ristovski e Palhinha. Este quarteto deve recuperar, mas os leões anunciaram igualmente que o lateral-direito Piccini contraiu uma lesão muscular nos adutores da coxa direita. Ou seja, o italiano está em dúvida.

No FC Porto existem também outras baixas e dúvidas para o clássico. O defesa-esquerdo Alex Telles é carta fora do baralho, pois está a contas com uma entorse no joelho esquerdo, e tudo indica que frente ao Sporting o eleito voltará a ser o jovem Diogo Dalot. Do lado direito da defesa, Ricardo Pereira tem feito tratamento e trabalho de ginásio e deverá igualmente ficar de fora, tal como Danilo – o médio recupera de uma rotura muscular e está fora da equipa desde 25 de janeiro.

A boa notícia para Sérgio Conceição prende-se com a recuperaçã­o de Corona. O mexicano foi operado a uma fratura num dedo da mão esquerda e pode entrar nas opções para o clássico de sexta-feira no Dragão.

Leões têm quatro jogadores com gripe – Coentrão, William, Ristovski e Palhinha – mas devem recuperar a tempo

 ??  ?? Treinadore­s de FC Porto e Sporting com dificuldad­es para formar equipas para sexta-feira
Treinadore­s de FC Porto e Sporting com dificuldad­es para formar equipas para sexta-feira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal