Diário de Notícias

Scratch, omnium, pontos e perseguiçã­o

- Sprint scratch, omnium,

› Se na estrada apenas há etapas em linha e contrarrel­ógio, na pista é bem mais complexo. João Matias vai alinhar na corrida por pontos, com 120 voltas e um

a cada dez para apurar os três primeiros, havendo fortes bonificaçõ­es para quem der voltas de avanço. Rui Oliveira vai competir no

em que ganha o primeiro a completar 60 voltas, e no que contempla quatro vertentes, à semelhança do heptatlo no atletismo. Ivo Oliveira vai correr na perseguiçã­o individual, que se disputa a pares: os dois com melhor tempo vão à final. Oliveira] corria profission­almente, o que nos influencio­u”, contou Rui.

“É sempre bom ter o meu irmão a correr comigo. Treinamos e vamos para as corridas juntos, e desde pequenos que fazemos as mesmas coisas e andamos sempre juntos. Um ajuda o outro”, corroborou Ivo, a justificar a ascensão dos manos Oliveira à elite. João Matias à última hora Com objetivos mais modestos do que os irmãos, João Matias foi repescado “à última hora” para o lote de participan­tes, algo que lhe limita a ambição no que concerne à luta por medalhas. “Este ano é muito difícil, pois só faço a corrida por pontos (dia 2), não a de scratch. Nos pontos, é difícil surpreende­r”, confessou o atleta de 26 anos, esperançad­o num bom desempenho dos companheir­os de seleção.

“Não tenho um currículo tão bom como os dos gémeos. O Ivo vai estar na luta pelo título”, assumiu, prometendo “procurar o melhor resultado possível”, piscando o olho a uma posição “do meio da tabela para cima”. Sonho olímpico une os três Se a ambição para os Mundiais difere em cada ciclista da seleção nacional, há algo que une o trio português: a presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

“É um sonho, mas ainda faltam muitas corridas e conseguir o apuramento para a Taça do Mundo”, atirou Ivo Oliveira, que pretende encarar uma prova de cada vez. “Claro que é um sonho, e vamos trabalhar para isso. Temos de pontuar em corridas internacio­nais e tentar entrar em Taças do Mundo”, assumiu o irmão Rui. “Não é só um sonho nosso, é um sonho para Portugal. Vamos lutar pelo apuramento nas vertentes de omnium e madison. Mas a nível individual, também tenho esse objetivo”, completou João Matias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal