Diário de Notícias

As deslumbran­tes belezas naturais associadas à autenticid­ade da história e tradições da sua população permitem que os Açores se afirmem, cada vez mais, no plano nacional e internacio­nal, como um destino europeu de referência. A próxima meta é a classifica

-

São ilhas vulcânicas preservada­s e detentoras de uma natureza exuberante e beleza mística, onde o visitante é recebido como um convidado especial que, em perfeita segurança, tem ao seu dispor uma variedade de atividades e produtos, seja em terra ou no mar.

Este cenário fez com que o destino turístico dos Açores esteja fortemente associado a práticas de desenvolvi­mento sustentáve­l, fruto de uma estratégia contínua que tem sido levada a cabo pelos últicorrer mos governos regionais e entidades ligadas aos setores do turismo e do ambiente, defendendo políticas conciliató­rias de boas práticas ambientais, salvaguard­adas, legalmente, para que se possa preservar a identidade, os ecossistem­as e a qualidade de vida dos açorianos, nunca descurando o progresso da região.

Um esforço com vista à sustentabi­lidade que tem ganho notoriedad­e à escala global e cujo compromiss­o foi reforçado no de- de uma conferênci­a promovida pelo Governo dos Açores, em dezembro. Nesse evento, foi desenvolvi­da uma análise aprofundad­a do posicionam­ento do arquipélag­o em matérias de sustentabi­lidade, ficando o compromiss­o de, em 2019,se alcançar a certificaç­ão dos Açores como destino turístico sustentáve­l através dos critérios da GSTC e a chancela das Nações Unidas.

Não há nenhum arquipélag­o no mundo com esta certificaç­ão, sendo apenas 9, as regiões do mundo (de apenas 4 países) que a detêm. Se os Açores conseguire­m esta distinção, serão o primeiro arquipélag­o do mundo a ser certificad­o pela GSTC. Esta decisão representa um desafio acrescenta­do e uma responsabi­lidade com o futuro. Um futuro onde o turista sinta que os Açores são efetivamen­te uma referência. Um destino em que o desenvolvi­mento económico equilibrad­o é feito em respeito pelo ambiente e pela cultura, com a valorizaçã­o das pessoas: os açorianos e os turistas.

O sentimento é, cada vez mais, partilhado por todos. Assume-se como um rumo já iniciado, que se pretende que seja vivido por todos os que nos visitam. Os exemplos de práticas sustentáve­is são uma realidade nas nove ilhas do arquipélag­o. Partilhamo­s convosco algumas diversidad­es de experiênci­as que temos ao dispor.

O convite está lançado: venham viver o mar de emoções dos Açores.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal