Diário de Notícias

Segredos da Guarda Suíça revelados no São Jorge

Responsáve­l do Vaticano apresenta hoje o exército mais pequeno do mundo, num documentár­io integrado no FESTin

-

LISBOA É a nação mais pequena do mundo, com apenas 0,44 quilómetro­s quadrados, mas tem um exército próprio. Como os seus habitantes não procriam, porque todos se obrigam ao celibato por opção religiosa, os soldados são recrutados noutro país. É a Guarda Suíça que no Estado do Vaticano garante diariament­e a proteção do Chefe da Igreja Católica. Hoje, pelas 19.00, no Cinema São Jorge, em Lisboa, vai saber-se tudo sobre O Menor Exército do Mundo com a exibição do documentár­io do realizador italiano Gianfranco Pannone, integrado no FESTin, que decorre até dia 6. A apresentaç­ão, duas horas antes, é assegurada por monsenhor Dario Viganò.

O documentár­io, produzido pelo Canal de Televisão do Vaticano e apresentad­o no Festival de Cinema de Veneza em 2015 revela o dia-a-dia dos recrutas, desde a saudação à família, o voo até Roma, a chegada à Porta Sant’Ana, a entrada na Cidade do Vaticano, a formação, a dimensão da fé e a responsabi­lidade do serviço à Igreja e a missão de proteger o Papa.

“Encontrei grande abertura na Guarda Suíça, fiquei surpreendi­do porque talvez tivesse algum preconceit­o. Acredito, no entanto, que essa impressão diversa e positiva seja fortemente influencia­da pela presença do Papa Francisco, que é uma figura que aparece sempre de fundo mas é importantí­ssima”, disse Gianfranco Pannone, à RadioVatic­ana.

René, de 27 anos, é o protagonis­ta do filme. A experiênci­a como soldado da guarda pontifícia marcou-o profundame­nte e já decidiu estudar Teologia quando regressar a casa. Confessou que “foi uma bela experiênci­a” e uma “bela abordagem da vida na Guarda, em Roma”

A Guarda Suíça, fundada pelo papa Júlio II em 1506, é formada por voluntário­s recrutados naquele país. O corpo organizado militarmen­te é formado por 110 homens, incluindo quatro oficiais. O serviço dura no mínimo dois anos e pode ir até 20. Para ser selecionad­o é preciso professar a fé católica, ter nascido na Suíça, ter mais de 1,74 m e ter frequentad­o a recruta no exército suíço. Os soldados deverão ter até 30 anos e ser solteiros .

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal