Diário de Notícias

Os desenhos da Cartoon Xira contam a história de Oscar Grillo e recordam 2017

Com o Celeiro da Patriarcal prestes a entrar em obras, a 19ª edição da Cartoon Xira muda-se neste ano para a beira-Tejo, tomando conta de parte da zona de leitura e da galeria de exposições da Fábrica das Palavras, a biblioteca municipal de Vila Franca, i

- MarinaMarq­ues POR

Primeira exposição do cartoonist­a argentino em Portugal junta-se aos trabalhos que passam em revista o ano passado.

Um grande sorriso. A mão sobre a barba branca e a exclamação: “Que vergonha. Eu tinha 16 anos.” À sua frente, Oscar Grillo tem Quarto de Tango, o seu trabalho mais antigo de entre os cem que dão corpo a Desenhos Desordenad­os, exposição que é inaugurada hoje, às 18.00, no arranque da 19.ª Cartoon Xira, mostra que passa em revista o humor gráfico na imprensa nacional durante o ano de 2017.

Ao contrário do que o título possa sugerir, a exposição tem uma ordem cronológic­a, começando precisamen­te com esse trabalho de 1960 e terminando com O Irmão Mais Novo de D. Corleone, de 2017, ambos a tinta da china. “A tinta da china é tóxica, mas gosto do cheiro. E uso sempre tinta vinda mesmo da China”, conta o cartoonist­a argentino, já em frente ao conjunto de desenhos que encerram a sua exposição. “Eu gosto de desenhar. Fazer riscos, linhas, livremente, de forma espontânea. E não penso nisso como uma arte. Mas agora, aqui a olhar para estes desenhos... Gosto, e há uma continuida­de, um estilo. Quando desenho nunca penso que tenho uma identidade própria. Mas...” A celebrar 75 anos no próximo dia 24 de março, Oscar Grillo continua a desenhar todos os dias: “Trabalhei toda a minha vida com animação, ilustrei muitos livros infantis e livros de poesia de grandes poetas. Ilustrei A Tempestade, de Hamlet. E agora, que já não preciso de desenhar como trabalho, continuo a desenhar. À noite, sento-me no sofá, a ver televisão, e desenho. Coloco um tabuleiro sobre os joelhos e desenho.”

O sofá está na sua casa, em Londres, onde está radicado desde 1971. Foi aí que o cartoonist­a António, curador da Cartoon Xira, passou um dia inteiro – “e mesmo de manhã à noite, abrimos caixas e caixas e caixas, e não abrimos todas”, conta –, para chegarem à sele- ção de cem desenhos que “contam a história de uma vida em desenhos, a vida do Oscar Grillo, a forma como começou, como evoluiu”. Para espreitar em cada recanto do adaptado espaço de leitura da Fábrica das Ideias, a biblioteca municipal de Vila Franca de Xira.

Na galeria de exposições lugar aos cartoons de 2017. Cem trabalhos de António, José Bandeira, Carlos Brito, André Carrilho, Augusto Cid, Cristina Sampaio, Vasco Gargalo, António Jorge Gonçalves, António Maia, Henrique Monteiro, Rodrigo de Matos e Cristiano Salgado passam em revista o que de mais relevante aconteceu no ano passado. Partindo dos cartoons enviados pelos ilustrador­es, António foi criando famílias de desenhos relacionad­os com a mesma temática. E criou uma narrativa contada em doze capítulos. “O Mundo É Pequeno”, abre as hostilidad­es, com o cartoon Os Rohingya de Myanmar, de André Carrilho, a ganhar destaque na parede pintada de negro. “Gosto muito do trabalho dele. Como se diz em castelhano, a este rapaz não lhe falta uma mão”, comenta Oscar Grillo. O brexit, a Ameaça da Coreia do Norte, Eleições europeias e extrema direita, Catalunha separatist­a, Fogos trágicos, Heróis nacionais, Evolução e Etc. e tal, são os capítulos que completam a exposição.

Cartoon Xira Fábrica das Palavras, Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira Até 8 de julho. Todos os dias. Entrada livre.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Em cima: Oscar Grillo reencontra-se com desenhos seus de quase cinco décadas de carreira. E conforme vai passando, relembra em que ocasião e para que fim foram feitos. Em baixo: Salvador Sobral, Cristiano Ronaldo e Mário Centeno são algumas das...
Em cima: Oscar Grillo reencontra-se com desenhos seus de quase cinco décadas de carreira. E conforme vai passando, relembra em que ocasião e para que fim foram feitos. Em baixo: Salvador Sobral, Cristiano Ronaldo e Mário Centeno são algumas das...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal