Diário de Notícias

Brilharete da estafeta feminina com direito a recorde nacional

Filipa Martins, Cátia Azevedo, Rivinilda Mentai e Dorothe Évora tiraram 6,08 segundos à anterior marca. Arnaudov falhou final

-

ATLETISMO A estafeta portuguesa “deu tudo” e bateu o recorde nacional dos 4x400 metros nos Mundiais de atletismo de pista coberta. O quarteto composto por Filipa Martins, Cátia Azevedo, Rivinilda Mentai e Dorothe Évora terminou a prova com a marca de 3.35,43 minutos, tirando 6,08 segundos ao anterior melhor registo (3.41,51 minutos), que era de um quarteto do Sporting.

Numa eliminatór­ia que incluía Jamaica, Ucrânia e Polónia, candidatas ao pódio, o ritmo foi rápido e as portuguesa­s acabaram no último lugar (8.º da geral). Apesar da frustração por não ficarem no lote das seis finalistas, Filipa Martins não escondeu a satisfação: “Superámo-nos por muito, não esperávamo­s este tempo. Nós corremos acima de tudo a pensar no recorde nacional.”

Já Dorothe Évora acredita que dá para melhorar: “Agora, o objetivo de cada uma vai ser (fazer) individual­mente a preparação para o ar livre e, se der, no Campeonato da Europa em Berlim, é voltarmos a bater os nossos tempos pessoais para que o resultado final seja ainda melhor do que este.”

No lançamento do peso, Tsanko Arnaudov esteve longe do esperado ao conseguir apenas um lançamento válido, em três, com 19,93 metros, longe dos necessário­s 20,99 m para ganhar um lugar entre os finalistas. Acabou por ser o 12.º entre 16 classifica­dos com 19,93 m, uma marca muito aquém dos 21,27 que fez em Pombal, a 18 de fevereiro, no nacional de clubes. Thomas Wash, da Nova Zelândia, foi o grande vencedor do peso ao lançar 22,31 metros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal