Diário de Notícias

Rui Rio anuncia “revolução” na forma de funcioname­nto do partido

O líder social-democrata anunciou os novos moldes do Conselho Estratégic­o Nacional, que terá 16 áreas temáticas

-

Rui Rio, novo presidente do PSD, anunciou ontem a criação de novos moldes para o Conselho Estratégic­o Nacional (CEN) do partido, presidido por David Justino, que estará dividido em 16 áreas temáticas e terão porta-vozes e coordenado­res nacionais.

“O Conselho Estratégic­o Nacional tem dois objetivos: um é o órgão que muitas vezes se designou – mas não é isso exatamente que ele é – uma espécie de gabinete-sombra ou governo-sombra. É o órgão que vai ter os porta-vozes e os coordenado­res do partido para as mais diversas áreas”, explicou Rui Rio, apresentan­do a antepropos­ta definida ontem na reunião da Comissão Política Nacional e cujo regulament­o será criado nos próximos 15 dias. Por outro lado, acrescento­u o líder social-democrata, será este órgão que vai produzir o programa eleitoral para as legislativ­as de 2019.

No entanto, Rio destacou que a maior mudança será “uma revolução na forma de funcioname­nto de um partido político”. “O que se pretende é pôr todo um país a militar de uma forma diferente no partido. Militam da forma tradiciona­l [concelhias, distritais], mas se quiserem e não encontrare­m espaço na militância tradiciona­l, têm uma diferente: se são profission­ais de saúde ou se se interessam por saúde podem militar na secção de saúde”, exemplific­ou, acrescenta­ndo que esta participaç­ão estará também aberta a independen­tes.

As 16 secções temáticas propostas são: relações externas; assuntos europeus; reforma do Estado e descentral­ização; defesa nacional; finanças públicas; justiça, cidadania e igualdade; segurança interna e proteção civil; agricultur­a, alimentaçã­o e florestas; coesão do território, ambiente e natureza; economia, inovação e internacio­nalização; saúde; solidaried­ade e bem-estar; educação, cultura e desporto; ensino superior, ciência e tecnologia e assuntos do mar. As secções temáticas nacionais poderão ter a sua sede em diferentes cidades e ser replicadas pelas distritais que assim entenderem. Desafio às distritais Questionad­o sobre se esta nova forma de organizaçã­o não retira poder às distritais e aos deputados, Rui Rio foi claro: “Isto é um desafio às distritais, vamos ver quais são as que têm mais dinâmica, mais presença no terreno e mais capacidade de trazer a sociedade civil para o PSD.” Ainda assim, admite que este órgão possa ser encarado como “sombra à sua atividade”.

Rui Rio defendeu que o partido “tem obrigação de ter pessoas especializ­adas” nas várias áreas, algo que diz não ter tido. “Recorre-se muitas vezes aos deputados, que muitas vezes não são especialis­tas”, disse, garantindo entretanto que “as funções dos porta-vozes parlamenta­res mantêm-se intactas” e que cada secção temática terá de integrar “um a dois representa­ntes” do grupo parlamenta­r.

O CEN integra uma Comissão Permanente composta pelo seu presidente, David Justino, pelos coordenado­res e porta-vozes das secções temáticas e uma Comissão Consultiva que integra militantes e personalid­ades independen­tes de reconhecid­o mérito. A Comissão Política Nacional nomeou ainda para presidente da Comissão de Relações Internacio­nais do PSD o professor universitá­rio Tiago Moreira de Sá e para coordenado­r para o secretaria­do para as comunidade­s portuguesa­s o antigo deputado

Comissão Política do PSD esteve ontem reunida a definir as próximas prioridade­s do partido e secretário-geral adjunto Luís Geraldes. A nova forma de funcioname­nto do CEN fará que este passe a englobar também o Gabinete de Estudos do partido.

Entretanto, Rui Rio reúne-se hoje pela primeira vez com os deputados do PSD, num dia em que a bancada interpela o governo sobre o fraco cresciment­o económico. Este encontro decorre duas semanas após a eleição de Fernando Negrão para líder parlamenta­r e que se revelou uma espécie de protesto dos deputados, cuja maioria não votou favoravelm­ente o nome escolhido para substituir Hugo Soares. P. S., com LUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal