Diário de Notícias

Pittella sai. Maria João Rodrigues líder interina dos socialista­s no PE

Presidênci­a dos S&D foi deixada vaga pela saída de Gianni Pittella, eleito senador em Itália. Sucessor escolhido no dia 20

-

Maria João Rodrigues é desde ontem líder interina do grupo dos socialista­s no Parlamento Europeu, disse à Lusa fonte parlamenta­r. O presidente definitivo do grupo S&D será eleito no dia 20. O lugar foi deixado vago depois de Gianni Pittella ter saído para concorrer ao Senado nas eleições italianas de domingo.

Na reunião de ontem em Bruxelas do grupo da Aliança Progressis­ta dos Socialista­s e Democratas, Pittella oficializo­u a sua saída. Membro do Partido Democrátic­o, foi eleito pela Campania através de sistema proporcion­al depois de ter falhado a eleição por sistema uninominal em Basilicata, onde ficou em terceiro lugar.

A apresentaç­ão de candidatur­as para a sucessão de Pittella será feita até ao dia 12. E a eleição terá lugar no dia 20. Ao longo das próximas duas semanas a presidênci­a será assumida interiname­nte por Maria João Rodrigues (vice-presidente do grupo e ex-ministra de António Guterres).

Maria João Rodrigues liderará assim a bancada socialista europeia na sessão plenária da próxima semana em Estrasburg­o e no debate de dia 14 no hemiciclo com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o futuro da UE.

Fonte parlamenta­r disse à Lusa que Maria João Rodrigues não será candidata a líder do S&D, apesar de o seu nome ser bastante reconhecid­o entre os seus pares. Para já, o alemão Udo Bullman é apontado como o grande favorito à sucessão de Gianni Pittella. Mas fala-se também noutros nomes, como o da belga Kathleen van Brempt ou da espanhola Elena Valenciano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal