Diário de Notícias

“Ministros dizem que não aceitam tarifas de Trump”

Comissário Moscovici diz que há unanimidad­e para uma guerra comercial com os EUA

- LUÍS REIS RIBEIRO, em Bruxelas

Há “unanimidad­e” dentro do Ecofin, o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia, para avançar com uma resposta dura aos EUA e embarcar numa guerra comercial com o país presidido por Donald Trump, revelou Pierre Moscovici, o comissário europeu dos Assuntos Económicos e Aduaneiros. Numa sessão com jornalista­s, esta terça-feira, o alto dirigente da Comissão Europeia (CE) revelou que, “no Ecofin desta manhã, ficou muito claro que houve unanimidad­e entre os ministros que disseram: não podemos aceitar essas tarifas”anunciadas por Trump. Se a Europa avançar com uma resposta deste calibre, Moscovici calcula que podem ficar em xeque mais de 2,8 mil milhões de euros em mercadoria­s com origem nos EUA.

Na semana passada, segundo escreveu a Lusa, Trump assinou a documentaç­ão necessária para a entrada em vigor, dentro de dias, de tarifas alfandegár­ias de 25% sobre as importaçõe­s de aço e 10% sobre as de alumínio. A Europa é visada, mas outros território­s como o Brasil e a Austrália também, pelo que a UE está a tentar articular uma resposta conjunta com outros território­s alvo deste ataque comercial. Aos jornalista­s, na capital belga, Moscovici disse que “primeiro, Bruxelas lamenta as medidas avançadas pelos EUA e, segundo, Bruxelas está a preparar medidas de resposta e de salvaguard­a necessária­s”. Estão ainda a ter “discussões dentro da Organizaçã­o Mundial do Comércio e, portanto, estamos a forjar oposições”, acrescento­u. A ideia é que “devemos preparar uma resposta firme, proporcion­ada e unida”, muito embora o comissário lamente esta via. “Uma guerra comercial é uma coisa má, que ninguém ganha, todos perdem. Ainda estamos em diálogo porque é melhor que não haja uma escalada, precisamos de encontrar soluções. Mas até agora não foi possível e temos de levar isto a sério”, admitiu perante os jornalista­s.

“Se não conseguirm­os pela via do diálogo”, a Europa deve avançar com tarifas elevadas sobre alguns produtos norte-americanos. O presidente da CE, há uns dias, deu exemplos de importaçõe­s que podem vir a ser penalizada­s: motas “Harley-Davidson, bourbon, jeans Levi’s”, referiu Jean-Claude Juncker. “Há uma lista de produtos em que pode haver recuo nas facilidade­s dadas no passado aos EUA”, acenou de novo Moscovici, já depois do conselho Ecofin. A ideia agora é, esgotada a via do diálogo, concretiza­r a penalizaçã­o das compras de certas mercadoria­s dos EUA dentro de três meses. O jornalista viajou a convite da Comissão Europeia

 ??  ??
 ??  ?? Pierre Moscovici, Comissário Europeu para os Assuntos Económicos
e Aduaneiros
Pierre Moscovici, Comissário Europeu para os Assuntos Económicos e Aduaneiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal