Diário de Notícias

Entre os dois jogos com o Sporting, o vice-líder do UEFA visita o Bernabéu com o fito de defender o segundo lugar na Liga espanhola. Em 2010, leões foram afastados sem perder

Ranking

-

Há poucas dúvidas de que o Sporting não teve muita sorte no sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa. Para contrabala­nçar a fortuna de lhe ter calhado em sorte nas fases anteriores os “bombons” Astana e Plzen, a equipa de Jorge Jesus vai agora defrontar o Atlético de Madrid, vice-líder do ranking de clubes da UEFA, apenas atrás do campeão europeu Real Madrid.

Ou seja, olhando para os factos o Atlético de Madrid é o favorito natural a vencer um troféu que já levantou duas vezes, a primeira delas em 2009-10 quando, ironia das ironias, eliminou, nos oitavos-de-final, o Sporting de Carlos Carvalhal com dois empates (2-2 em Alvalade, golos de Liedson e Polga e bis de Agüero, e 0-0 em Madrid). Estamos a falar de uma temporada em que o clube de Alvalade terminou o campeonato no quarto lugar a... 38 pontos do Benfica de Jorge Jesus, que tinha sucedido na Luz a Quique Flores, técnico responsáve­l pela eliminação dos leões.

Nessa equipa do Atlético de Madrid pontificav­am jogadores como Tiago – agora adjunto de Simeone –, Simão, Salvio, De Gea e Roberto.

De lá para cá o Atlético ganhou prestígio; esteve em duas finais da Liga dos Campeões, venceu mais Liga Europa e ganhou um campeonato, intrometen­do-se entre o Barcelona de Messi e o Real Madrid de Ronaldo.

O Sporting poderá contar, segurament­e, com um sortilégio do calendário, pois o Atlético de Madrid, entre os dois jogos com os leões, visita o Real Madrid de Ronaldo, que também deverá estar preocupado com o duplo duelo com a Juventus

Quartos-de-final a contar para a Liga dos Campeões. Mas é um dérbi e em jogo estará o segundo lugar, atualmente pertença do Atlético de Madrid, com mais sete pontos do que os merengues. 392 milhões de diferença Vale o que vale porque os orçamentos não jogam à bola, e se jogassem o Atlético não tinha sido eliminado na fase de grupos da Champions pela Roma nem empatado os dois encontros com os azeris do Qarabag, mas há muitos milhões a separar colchonero­s e leões. Segundo o Transferma­rkt, site especializ­ado em avaliação de futebolist­as, o plantel às ordens de Simeone está avaliado em 587 miuma lhões de euros, ao passo que os futebolist­as à disposição de Jorge Jesus valem... 195 milhões. Há uma imensidão de euros a separar as duas equipas e 392 milhões de razões a fundamenta­r o favoritism­o do conjunto castelhano.

No clube de Alvalade, o jogador mais valioso é Gelson, atualmente apreciado em 30 milhões de euros. No Atlético de Madrid, Griezmann chega aos três dígitos – cem milhões de euros. Esperemos que no duelo com Rui Patrício a balança volte a pender para o português como sucedeu na final do Euro 2016.

“Chegando a esta fase, temos de estar preparados para tudo. O Sporting vai mostrar a sua identidade. Temos de ter atitude e compromiss­o. Estes são os palcos onde queremos estar, porque se estamos aqui significa que estamos entre os melhores”, reagiu André Geraldes, diretor desportivo do Sporting.

Clemente Villaverde, dirigente colchonero, não quis assumir o favoritism­o. “É uma eliminatór­ia interessan­te e uma deslocação acessível para os nossos adeptos. Favoritos a seguir em frente são os oito clubes em competição”, concluiu. Por seu turno, o jornal As, sempre bem informado sobre o Atletico, escreveu que Simeone estava satisfeito por jogar primeiro em casa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal