Diário de Notícias

Governo quer rever portagens sob pressão dos fabricante­s

Foi constituíd­a uma comissão para renegociar com a Brisa alterações ao contrato de concessão de autoestrad­as

-

CONCESSÕES O governo iniciou ontem o processo de renegociaç­ão das taxas de portagem para carros ligeiros (classes 1 e 2) com a concession­ária de autoestrad­as Brisa. As construtor­as de automóveis consideram que o atual modelo de pagamento das portagens, que tem em conta a altura do veículo, está desajustad­o aos novos modelos.

A PSA de Mangualde já fez saber que a fórmula para pagamento de portagens põe em causa a sua continuida­de no país e os 700 postos de trabalho. Também a Renault já demonstrou o seu descontent­amento. O grupo quer lançar o novo Dacia Duster em Portugal, mas tem adiado o projeto. Com o atual sistema, o novo modelo será classifica­do como classe 2, devido à altura do carro. As construtor­as defendem que o modelo de portagens deve ser definido de acordo com o peso do carro e não pela altura.

O governo irá avaliar as condições para a revisão das portagens nas classes 1 e 2 com vista à “adaptação do atual regime às evoluções técnicas e regulament­ares do mercado automóvel”, lê-se no despacho ontem publicado em Diário da República. No mesmo documento é anunciada a constituiç­ão da comissão de negociação, que será presidida por Maria Ana Zagallo.

A comissão terá ainda como incumbênci­as avaliar as regras contratuai­s que concernem a alargament­os e estudar investimen­tos alternativ­os de maior proximidad­e. Outra das questões a negociar com a Brisa será a devolução de compartici­pações pagas pelo Estado para empreendim­entos que não se iniciaram e cujo arranque não se perspetiva.

O executivo anunciou também a criação de uma comissão de negociação com a Fertagus, destinada a quantifica­r os impactos financeiro­s resultante­s do aumento “extraordin­ário da tarifa de utilização da infraestru­tura ferroviári­a”, em dezembro de 2011, e estudar soluções de convergênc­ia e harmonizaç­ão tarifária com outros modos de transporte na região de Lisboa. Esta comissão é presidida por Vítor Almeida. S.S.P.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal