Diário de Notícias

Meira espera “jogo com golos” e destaca os centrais do futuro

O ex-internacio­nal represento­u o Benfica e o V. Guimarães e aposta hoje num bom espetáculo no Estádio da Luz. Rúben Dias e Dénis Duarte merecem grandes elogios do antigo central

- ISAURA ALMEIDA

O Estádio da Luz recebe hoje, às 18.15 (BTV ), um dos duelos históricos do futebol português. Benfica e V. Guimarães enfrentam-se na 28.ª jornada da I Liga, um jogo com lotação esgotada e que traz melhores recordaçõe­s aos encarnados – a última vez que os vimaranens­es visitaram a Luz foi a 1 3 de maio de 2017, no jogo que deu o tetracampe­onato às águias, após uma goleada das antigas (5-0).

Um resultado que Fernando Meira espera que não se repita. O antigo central doV. Guimarães e do Benfica, que assume que oVitória é o seu “clube do coração, espera “um grande jogo” na Luz. “Acho que vai ser um jogo aberto, com duas equipas que praticam bom futebol. O Vitória neste momento já não tem o objetivo principal, que era conseguir um lugar na Liga Europa. Fez um campeonato tranquilo, apesar de ter ficado muito aquém dos objetivos, enquanto o Benfica está motivado, luta pelo título e joga em casa, por isso acho que vai ser um jogo com golos e um grande espetáculo”, perspetivo­u o agora empresário de 39 anos.

Fernando Meira é uma das grandes referência­s de sempre dos vimaranens­es e não esconde que lhe desagrada ver a equipa no nono lugar do campeonato a quase 30 pontos (!) dos lugares europeus, mas acredita que o Vit. Guimarães queira “limpar a má imagem que tem deixado nos últimos jogos”.

O antigo central mudou-se para o Benfica no verão de 2000, depois de uma excelente época no Afonso Henriques. Na Luz, passou por alguns momentos difíceis devido ao clima de instabilid­ade que os encarnados viviam nessa altura. Em ano e meio (épocas 2000-2002) teve três presidente­s ( João Vale e Azevedo, Manuel Vilarinho e Luís Filipe Vieira) e três treinadore­s (Heynckes, Mourinho e Toni), tendo deixado o clube (para o Estugarda, da Alemanha) sem qualquer título conquistad­o.

Por isso, não é de estranhar que guarde melhores recordaçõe­s dos tempos em que represento­u o Vitória de Guimarães (1993-2000). “O Vitória é o meu clube do coração, nasci lá, fiz-me homem lá, o meu sonho sempre foi jogar no Vitória e espero que a equipa consiga trazer um resultado positivo da Luz”, disse o ex-jogador, sem esquecer, contudo, a passagem pelo Benfica: “É um clube que me marcou. Fui capitão de equipa, apesar de ter passado por um período difícil. É com orgulho que recordo a minha carreira e vejo que fui capitão num grande clube como o Benfica.” O futuro de Rúben e Dénis Como antigo defesa central, Meira olha com bons olhos para Rúben Dias (Benfica) e Dénis Duarte (V. Guimarães), dois jovens centrais que considera terem “muito futuro”. “O Rúben Dias é um jogador mais jovem e acredito que num futuro muito próximo irá representa­r a seleção portuguesa porque o futuro dos centrais em Portugal passa por jogadores como ele. É de facto um futebolist­a que tem personalid­ade, é agressivo, sabe jogar e, portanto, tem grandes qualidades”, elogiou, sem esquecer “o central com mais potencial” na equipa agora orientada por José Peseiro: Dénis Duarte, o capitão da equipa B vimaranens­e. O jovem de 23 anos já foi chamado nas deslocaçõe­s à Madeira, Belém e Portimão e respondeu bem, na opinião do antigo defesa. “É um jogador com muita qualidade, de grande saída com bola, tem personalid­ade, é agressivo e tem um remate muito forte”, elogiou.

Fernando Meira fez carreira a dar pontapés na bola, apesar de a mãe ter sonhado em ver o filho seguir a profissão de advogado. Além do V. Guimarães e do Benfica, o central jogou ainda no Zenit (Rússia), Galatasara­y (Turquia), Saragoça (Espanha) e Estugarda (Alemanha). Neste último foi campeão alemão, mas ao serviço do Zenit, além de dois títulos nacionais, conquistou ainda uma Supertaça Europeia, em 2008. Meira acabou a carreira em 2012 e hoje é empresário de jogadores.

Meira fez 55 jogos pelo Benfica e 59 pelo Vit. Guimarães: “É o meu clube do coração, nasci lá, fiz-me homem lá, o meu sonho sempre foi jogar no Vitória”

 ??  ?? Antigo central foi capitão do Benfica, mas não esconde que é vitoriano de coração
Antigo central foi capitão do Benfica, mas não esconde que é vitoriano de coração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal