Diário de Notícias

O vilão Mourinho e o simpático Carvalhal duelam em Old Trafford

Manchester United recebe o Swansea, num encontro que colocará frente a frente, pela primeira vez, dois treinadore­s portuguese­s que vivem diferentes estados de graça

- GONÇALO LOPES

O antipático e o simpático. O vilão e o bom. José Mourinho e Carlos Carvalhal encontram-se hoje (15.00) em Old Trafford, num Manchester United-Swansea que será o primeiro duelo entre os técnicos portuguese­s que vivem climas bem opostos na Premier League.

Apesar de ocupar o segundo lugar, apenas atrás do quase campeão Manchester City, Mourinho está na mira de quase tudo e todos em Inglaterra. O estilo de futebol do United é criticado, as relações com os jogadores controvers­as e a recente eliminação da Liga dos Campeões deixou marcas difíceis de superar.

Do outro lado, apresenta-se um treinador em total estado de graça. Carlos Carvalhal chegou ao comando da equipa do Swansea apenas em dezembro passado, após ter sido demitido do Sheffield Wednesday, da segunda liga inglesa. E a verdade é que tem feito um trabalho de se lhe tirar o chapéu. Em 17 jogos perdeu apenas três, empatou seis e ganhou oito. Excelente para uma equipa que ocupava a última posição e agora está já em 14.º, entre 20 equipas.

Mas mais do que a prestação desportiva, é o estilo do bracarense que tem conquistad­o adeptos e imprensa – a mesma que fulmina José Mourinho. Se o técnico do United surge de cara cerrada junto dos jornalista­s, Carvalhal aparece sempre com um sorriso na cara; se o Special One por vezes se levanta de uma conferênci­a a meio, o seu homólogo até pastéis de nata oferece aos repórteres. Por tudo isto, o duelo de hoje tem suscitado grande curiosidad­e.

Carlos Carvalhal, no entanto, só tem elogios para Mourinho, embora saliente que são ambos muito diferentes. “Enquanto português, estou muito orgulhoso por estar com uma pessoa e um treinador como Mourinho, que é do meu país. É uma pessoa de quem se gosta ou se odeia. Eu sou dos que gostam, muito. Éum special one. Tem grande confiança nele mesmo, como eu. Mas tem uma personalid­ade totalmente diferente da minha. Gosta de estar em confronto com as pessoas e é muito bom nisso. Eu sou totalmente diferente. Gosto de estar longe do confronto. Gosto de ganhar, mas se alguém tentar lutar comigo irá perceber que está apenas a lutar contra si mesmo”, salientou o técnico do Swansea.

Quem aceitou, de sorriso nos lábios, a opinião de Carvalhal foi o próprio Mourinho, salientand­o que já falou com o compatriot­a sobre o assunto... mais do que uma vez. “Falei com ele ontem à noite, ele disse que eu era o rei, mas dos treinadore­s. Ele disse isso porque desde que venci com o FC Porto, e saí, abri as portas para outros portuguese­s. É uma coisa que eu sei que é verdade”, disse o treinador do Man. United, elogiando o trabalho de Carvalhal: “Desde que o Carlos chegou a equipa melhorou bastante, obteve pontos de que muitos não estavam à espera e está numa posição próxima de celebrar a permanênci­a.”

Quem acompanha de perto os dois treinadore­s é Tom Colomosse, jornalista do Daily Standard. Elogia o trabalho de Carvalhal, mas diz também entender a forma como Mourinho encara a imprensa. “Carvalhal entendeu que tinha de ter um estilo diferente daquele que também tinha no Sheffield, mais agressivo, onde já tinha conquistad­o resultados. Agora no Swansea quis conquistar primeiro o grupo e todos em redor, pois o clube era último. E como o conseguiu manteve sempre o mesmo registo. É uma pessoa agradável, que sabe ouvir, mas também diz o que tem a dizer”, diz o jornalista, que também acompanhou de perto Mourinho, no Chelsea.

“Como Carvalhal diz, é uma pessoa que gosta do confronto, com quem quer que seja. A crítica fala muito do seu estilo de jogo, mas ele nunca mudou. Ganhou muita coisa assim e agora torna-se mais fácil criticá-lo porque não tem ganho. Mas é um grande treinador. Entre Carvalhal e Mourinho? Pessoas diferentes, mas Mourinho é Mourinho, Carvalhal tem ainda de provar o que ele já provou”, confessou.

Para o embate de hoje, ainda assim, o Manchester United é claramente o favorito, mesmo que Carvalhal “nunca tenha perdido com Mourinho nem em Old Trafford”, como brincou o técnico do Swansea na antevisão [nunca enfrentou Mourinho nem o United], em mais uma das suas frases que têm conquistad­o as ilhas britânicas.

 ??  ?? Mourinho é alvo de críticas
no Manchester United
Mourinho é alvo de críticas no Manchester United
 ??  ?? Carvalhal tem tido motivos
para sorrir no Swansea
Carvalhal tem tido motivos para sorrir no Swansea

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal