Diário de Notícias

Trump corta acordo sobre Dreamers e ameaça NAFTA

EUA Presidente deixa jovens imigrantes em risco e lança avisos ao México, que acusa de fazer pouco ou nada para travar a entrada de pessoas

-

Após desejar “Feliz Páscoa” aos seus quase 50 milhões de seguidores no Twitter, o presidente dos EUA, Donald Trump, passou ao ataque. Primeiro anunciou que não vai haver acordo para legalizar o estatuto dos jovens imigrantes conhecidos como Dreamers, que tinha aceitado proteger em troca de financiame­nto para o muro com o México, acusando este país de fazer “muito pouco ou nada” para travar a imigração ilegal. E ameaçou cortar a renegociaç­ão do acordo de livre comércio na América do Norte (NAFTA).

“Os agentes da polícia fronteiriç­a não estão autorizado­s a fazer o seu trabalho como deve ser por causa de leis liberais (democratas) ridículas como a de prender e libertar. Está a ficar mais perigoso. Estão a entrar caravanas. Os republican­os devem recorrer à opção nuclear para passar leis mais duras. Agora. Acabou o acordo DACA”, escreveu Trump. O presidente referia-se ao programa criado em 2012 pelo antecessor Barack Obama, para proteger quem entrou ilegalment­e nos EUA quando era menor de idade. Trump quis rasgar o DACA no outono mas mostrou-se disposto a mantê-lo em troca de financiame­nto para o muro com o México.

Trump, que está a passar a Páscoa no seu resort de Mar-a-Lago, escreveu na mensagem seguinte: “O México está a fazer muito pouco, se não mesmo nada, para parar as pessoas que entram através da sua fronteira sul e depois nos EUA. Eles riem-se das nossas leis de imigração estúpidas. Eles têm de parar com a entrada de drogas e de pessoas ou eu vou parar com as vacas gordas, NAFTA! Precisamos do muro.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal