Diário de Notícias

Taxa de desemprego ao nível mais baixo desde 2004

TRABALHO Instituto Nacional de Estatístic­a confirma taxa de desemprego de 7,9% em janeiro e estima nova descida para 7,8% em fevereiro

-

Portugal tinha 406,8 mil desemprega­dos em fevereiro, o que traduz um decréscimo de 2,6 mil pessoas face ao mês anterior. A confirmare­m-se os dados provisório­s divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), a taxa de desemprego terá ficado nos 7,8% em fevereiro, evidencian­do uma quebra de 0,1 pontos percentuai­s em relação a janeiro.

O INE confirmou ainda que a taxa de desemprego (dados definitivo­s) ficou em janeiro nos 7,9%, refletindo uma diminuição de uma décima em relação ao fecho de 2017 e de 2,2 pontos percentuai­s em termos homólogos. Desde julho de 2004 que Portugal não registava uma taxa de desemprego tão baixa.

De acordo com a autoridade estatístic­a nacional, o número de desemprega­dos em janeiro foi de 409,4 mil. São menos três mil do que em dezembro e esta quebra foi transversa­l às várias faixas etárias, ou seja, reflete uma quebra entre o desemprego jovem (15-24 anos) e entre a população ativa dos 25 aos 74 anos.

Do lado da população empregada, o INE estima que tenha aumentado 0,1% em janeiro para mais de 4,7 milhões de pessoas, por comparação com os dados observados em dezembro de 2017. Já em termos homólogos, há a registar um acréscimo de quase 168 mil pessoas com trabalho.

Em fevereiro, apesar da descida da taxa de desemprego, o mesmo não se terá verificado em relação à população empregada, com o INE a avançar com um decréscimo de 2400 pessoas face a janeiro. L.T.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal