Diário de Notícias

Pelé agradece a Ronaldo “este lindo golo de bicicleta”

Obra de arte de CR7 contra a Juventus correu o Mundo. Em declaraçõe­s ao DN, o astro brasileiro diz que o português está a perpetuar os golos de rara beleza que ele fez no passado

- BRUNO PIRES e NUNO FERNANDES

Depois de muitas tentativas falhadas e 648 golos depois, Cristiano Ronaldo conseguiu marcar pela primeira vez um golo de bicicleta num jogo oficial. Fê-lo num palco digno, no Estádio da Juventus, na Liga dos Campeões, um gesto perfeito a recordar as mais belas bicicletas da história do futebol que tiveram em Pelé um dos seus maiores protagonis­tas.

O mundo não ficou indiferent­e. A obra de arte de CR7 fez manchete em quase todos os jornais desportivo­s do planeta, provocou milhares de memes (ilustraçõe­s humorístic­as) que se tornaram virais na internet e as reações surgiram de todo o lado. Inclusivam­ente de Pelé, um dos grandes jogadores que imortaliza­ram este tipo de golos. Em declaraçõe­s ao DN através da sua assessoria de imprensa, Pelé, o rei, agradeceu ao avançado português aquele segundo golo fabuloso apontado à Juventus e ao grande Gianluigi Buffon. “Agradeço ao Cristiano Ronaldo este lindo golo de bicicleta. Ele está a perpetuar golos de rara beleza como eu marquei na minha carreira. Que as novas gerações continuem a fazer golos como este que o Cristiano marcou”, disse.

Numa curta mensagem nas redes sociais, o astro brasileiro já se tinha pronunciad­o sobre o lance, insinuando que ele, o rei do futebol, tinha servido de inspiração: “Alguém viu aquele golo de um jovem chamado Cristiano Ronaldo? Fico a imaginar onde ele aprendeu aquilo...”

Uma bicicleta na barra Ironia das ironias. Na véspera do jogo com a Juventus, no treino de adaptação ao relvado dos italianos, Ronaldo tentou marcar de bicicleta precisamen­te na mesma baliza onde pouco mais de 24 horas depois apontou a obra de arte. Mas acertou na barra! Há muito que CR7 perseguia a chilena (termo dado pelos espanhóis ao remate acrobático de bicicleta), mas até terça-feira, nos 648 golos (contando já o primeiro à Juventus, também de sua autoria) em jogos oficiais, não tinha conseguido.

A história poderia ter sido diferente se em outubro de 2006, ao serviço da seleção nacional, no Estádio do Bessa, numa partida da fase de qualificaç­ão para o Euro 2008 contra o Azerbaijão, o árbitro não lhe tivesse anulado (mal) um golo de bicicleta, por considerar que a bola não ultrapasso­u totalmente a linha. O destino quis que esse momento chegasse em pleno Estádio da Juventus, num jogo da Liga dos Campeões, e numa baliza à guarda do grande Gianluigi Buffon. Foi o golo 649 da carreira do avançado português.

“Uma vez marquei pela seleção, de bicicleta. A bola bateu na trave e entrou e o árbitro não viu. Foi parecido, mas este foi um pouco melhor, mais espetacula­r. Saltei muito alto e obviamente é um golo que fica na memória. Segurament­e foi o meu melhor golo”, confessou CR7 num vídeo difundido nas redes sociais do Real Madrid. E saltou mesmo bem alto! De acordo com as medições feitas pelo jornal Marca, CR7 elevou-se a 1,41 metros da relva e o seu pé direito na altura do remate estava a 2,38 metros do chão.

O golo de Ronaldo à Juventus foi ontem manchete em (quase) todos os jornais desportivo­s, de Portugal a Espanha, passando por França e Itália, e até na Argentina, Peru e na China. As poucas exceções foram as duas publicaçõe­s da

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Um dos golos apontados por Pelé num movimento de bicicleta. A fotografia documenta um golo marcado à Bélgica, em 1968
Um dos golos apontados por Pelé num movimento de bicicleta. A fotografia documenta um golo marcado à Bélgica, em 1968

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal