Diário de Notícias

Jorge Jesus reclama “direito a sonhar” frente ao “favorito número um”

Treinadore­s trocaram elogios. O técnico dos leões quer resolver tudo em Lisboa. Simeone espera eliminatór­ia equilibrad­a

-

O treinador do Sporting garante que o Atlético de Madrid é “uma das melhores equipas da Europa”

CARLOS NOGUEIRA “Deixem-me sonhar.” Esta foi a célebre frase de José Torres, selecionad­or nacional que em 1985 apostava tudo numa vitória na Alemanha para garantir o apuramento para o Mundial do ano seguinte. O sonho concretizo­u-se em realidade. Ontem, Jorge Jesus voltou a falar do sonho na abordagem ao jogo desta noite (20.05, SIC), da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa frente ao Atlético de Madrid, equipa que considera ser o “favorito número um” à conquista desta prova.

“Vamos jogar com a equipa mais forte da Liga Europa, mas temos o direito a sonhar”, atirou o treinador do Sporting, que procura o primeiro triunfo em terras espanholas. Antes, o defesa Jérémy Mathieu disse por duas vezes que o objetivo leonino é “tentar ganhar” no Estádio Wanda Metropolit­ano, mas Jesus preferiu ser mais cauteloso, afinal trata-se de uma eliminatór­ia a duas mãos. “Acreditamo­s e queremos levar a decisão da eliminatór­ia para Alvalade, independen­temente do resultado deste primeiro jogo”, sublinhou, reforçando que pela frente estará um Atlético de Madrid que é “a equipa mais forte da Liga Europa”.

Os elogios de Jorge Jesus ao adversário desta noite foram constantes. “O trabalho de Diego Simeone nos últimos sete ou oito anos tem sido notável, pois projetou o Atlético ao nível de Real Madrid e Barcelona. Foi duas vezes finalista da Champions e tem uma equipa com muitos anos de trabalho, excelentes jogadores e ideias defensivas e ofensivas muito fortes, o que faz dela uma das melhores da Europa”, sublinhou o treinador sportingui­sta, que recusou a ideia de apostar numa marcação apertada de Battaglia a Griezmann, à semelhança do que o jogador argentino fez a Messi no jogo com o Barcelona na fase de grupos da Liga dos Campeões. “O Messi joga numa zona mais posicional, enquanto o Griezmann é mais um segundo avançado e tem mais espa- ço, por isso é mais difícil de ter um polícia”, explicou. Equipas “muito parecidas” Diego Simeone abordou a partida com os leões depois do técnico do Sporting e fez questão de devolver os elogios. “Gosto do seu carácter e do que transmite às suas equipas. Retira peso às virtudes dos adversário­s através do coletivo. Estiveram muito bem contra Juventus e Barcelona”, disse o técnico argentino, que comanda os colchonero­s há sete anos.

Nesse sentido, Simeone imagina “um jogo difícil e tático”, no qual “a qualidade dos futebolist­as irá inclinar o campo”. O técnico mostra-se bem identifica­do com as caracterís­ticas do Sporting, que diz ser uma equipa que “tentará sempre anular o adversário com uma pressão do meio-campo para a frente, atuando com as linhas bastante avançadas, encurtando espaços à frente e aproveitan­do os avançados com velocidade e presença na área”. E é por estas razões que Simeone faz questão de frisar que “será uma eliminatór­ia dividida”, até porque considera as duas equipas “muito parecidas”.

Com os dois treinadore­s bem identifica­dos com as qualidades de cada uma das equipas, Jesus diz que “é normal” que se dê o favoritism­o ao Atlético de Madrid, “tendo em conta a sua história na Europa”, lembrando que “o Sporting ainda está à procura de ser conhecido”. Ainda assim, deixou uma certeza: “O Simeone sabe o valor da nossa equipa, pelo que fizemos nos jogos com o Real Madrid e o Barcelona, e como tal não somos desconheci­dos, e ele saberá que a eliminatór­ia não será fácil.” Regresso de William à vista O Sporting vai entrar no relvado do Estádio Wanda Metropolit­ano depois de uma derrota com o Sp. Braga que praticamen­te hipotecou as possibilid­ades de o leão chegar ao tão desejado título de campeão nacional. Apesar disso, Jorge Jesus garante que “há confiança” da equipa para uma competição diferente, tendo depois fugido à pergunta incómoda sobre se os jogadores sentem que o seu futuro no clube poderá estar, neste momento, em causa: “Estamos numa competição importante como é a Liga Europa, por isso não percebo a pergunta e não tenho resposta para dar.”

No que diz respeito às opções para a partida, Jesus admitiu a hipótese de voltar a contar com o regresso de William Carvalho ao onze. “Esperamos que esteja recuperado da lesão e conto com ele”, disse. Já Diego Simeone lamentou o facto de apenas ter quatro defesas disponívei­s para a partida: “Temo-nos reinventad­o constantem­ente e confio nos meus jogadores até à morte.”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal