Diário de Notícias

O efeito borboleta de ajudar estudantes de países em conflito Marcelo Rebelo de Sousa condecorou Sampaio pelo trabalho que este fez para trazer estudantes sírios a Portugal

Plataforma criada por Jorge Sampaio, que trouxe mais de cem alunos sírios a Portugal, quer globalizar o conceito. Marcelo condecorou o antigo Presidente da República

- PEDRO SOUSA TAVARES

Mariam Eissa, 29 anos, já terminou o mestrado em Engenharia Civil, na Universida­de do Minho, e está a fazer uma pós-graduação em Arquitetur­a. Chegou em 2014, através da Global Platform for Syrian Students (GP4SYS), lançada pelo ex-Presidente Jorge Sampaio, na primeira geração de um projeto que já abrange uma centena de estudantes, 44 dos quais com mestrados concluídos, e que pretende agora influencia­r o mundo.

Muçulmana, Mariam, cujo nome significa “Maria Jesus” em português –- “Cristo é muito importante para nós” – conta não ter sentido dificuldad­es de adaptação ao país. “Venho de uma pequena cidade nos subúrbios de Damasco e gosto muito de Guimarães. As pessoas são muito simpáticas. Mesmo sendo muçulmana, e usando um lenço tradiciona­l, nunca me senti tratada de forma diferente.” No futuro, diz, “o plano é voltar para a Síria e incorporar” o que aprendeu . Mas, com a guerra ainda em curso, “esse plano está um pouco em suspenso. Enquanto estiver aqui, espero poder trabalhar em investigaç­ão nas universida­des”, explica.

Mais tarde, perante uma plateia composta por chefes de Estado, príncipes e princesas, o presidente da Liga Árabe, dirigentes de grandes fundações, esta aluna há de contar que ultimament­e se tem interessad­o pela teoria do caos, em particular pelo efeito que o bater das asas de uma borboleta pode ter do outro lado do planeta. “Talvez seja como a decisão que foi tomada há quatro anos, numa sala como esta, de trazer estudantes sírios. Influencio­u as vidas desses alunos, as vidas das suas famílias e de muitos à volta destas.”

É também este o sentimento de Rand Askar, 25 anos, que terminou há duas semanas o curso de Arquitetur­a, também em Guimarães, e está agora “à procura de oportunida­des para fazer investigaç­ão na área da reconstruç­ão pós-guerra”. No seu caso, admite esta aluna, a adaptação não foi tão simples. “São culturas muito diferentes. Tivemos algumas dificuldad­es de integração no início”, reconhece. Mas o facto de, ao fim de três anos, se exprimir num português quase perfeito, e de também ter em Portugal a irmã a estudar, mostra que a transição foi bem-sucedida. “Hoje sinto-me bem aqui.” Um prémio e várias promessas A analogia da borboleta terá agradado particular­mente a Sampaio que, com a conferênci­a de ontem, na Gulbenkian, pretendia sobretu- do dar asas à ideia que lançou há quatro anos. Nomeadamen­te através do Rapid Response Mechanism for Higher Education in Emergencie­s (RRM), uma “iniciativa global” que pretende multiplica­r projetos como o da GP4SYS, através de ideias simples como “uma vaga por instituiçã­o do ensino superior” ou um “mecanismo de solidaried­ade entre estudantes” em que cada um dos 230 milhões de alunos do superior do mundo é desafiado a ajudar o programa com um euro. Hoje, entre 22,5 milhões de deslocados que poderiam estar a frequentar o superior, só 1% tem essa hipótese.

Menos importante para o antigo Presidente seria o reconhecim­ento do seu trabalho nestes anos. Mas o atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que fechou a conferênci­a, fez questão de lho dar, através da Grande Ordem do Infante D. Henrique. O que Sampaio fez, justificou, “foi o começo de um longo percurso”. Já do governo, de António Costa aos ministros do Superior e dos Negócios Estrangeir­os, veio a promessa de “todo o apoio” na divulgação internacio­nal.

 ??  ?? Rand Askar (à esquerda) e Mariam Eissa estudaram na Universida­de do Minho, em Guimarães
Rand Askar (à esquerda) e Mariam Eissa estudaram na Universida­de do Minho, em Guimarães
 ??  ?? Presidente da República surpreende­u Sampaio ao condecorá-lo
Presidente da República surpreende­u Sampaio ao condecorá-lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal