Diário de Notícias

Bayern pode garantir já nesta tarde o hexa na Alemanha

Se ganhar ao Augsburgo, equipa bávara festeja o título. PSG empatou e adiou decisão em França

-

INTERNACIO­NAL Além da possível decisão em Inglaterra, hoje poderá ser dia de festa também na Alemanha. O Bayern Munique está em posição de conquistar já nesta tarde o título de campeão alemão, caso vença na deslocação ao campo do Augsburgo; já o PSG desperdiço­u ontem a oportunida­de de abrir neste fim de semana a garrafa de champanhe, ao empatar em Saint-Étienne a 1-1, adiando a decisão em França por pelo menos mais uma semana, mesmo que o Mónaco de Leonardo Jardim seja hoje derrotado em casa pelo Nantes – há 17 pontos de diferença e 18 por disputar.

O Bayern tem todas as condições para celebrar nesta tarde o sexto título de campeão consecutiv­o e o 28.º da sua história. Depois do 6-0 aplicado há uma semana ao rival Borussia de Dortmund, a equipa de Jupp Heynckes precisa, contudo, de vencer o Augsburgo, clube que ocupa o décimo posto da Bundesliga. Nas 28 jornadas já disputadas na Alemanha, os bávaros apenas consentira­m três derrotas e três empates. E diante deste adversário, em 13 jogos no campeonato, apenas somam duas derrotas, o que indica um claro favoritism­o do Bayern.

Caso se confirme a conquista do hexacampeo­nato, grande parte do mérito tem de ser atribuído a Jupp Heynckes, treinador que saiu da reforma para pegar na equipa bávara depois do despedimen­to do italiano Carlo Ancelotti, a 29 de setembro, numa altura em que o Bayern era segundo classifica­do e estava a cinco pontos do Dortmund.

Mas o veterano treinador de 72 anos, que já passou pelo Benfica na viragem do século, não quer grandes festejos antes do final da temporada. “Viajamos para Augsburgo com o objetivo de ganhar e se isso acontecer seremos campeões. Mas as grandes celebraçõe­s têm de ficar para o final do campeonato, pois ainda nos resta disputar jogos importante­s na Liga dos Campeões e na Taça da Alemanha”, disse. Heynckes deu mesmo como exemplo a temporada 2012-13, em que o Bayern fez o triplete – campeonato, Taça da Alemanha e Champions: “Nessa altura, depois de termos ganho a Liga dos Campeões, também queriam ir para a rua festejar. E eu cancelei tudo.”

Em França, o Paris Saint-Germain empatou ontem 1-1 em casa do Saint-Étienne (o clube ainda recordista de títulos na Ligue 1, com dez, apesar de já não ganhar desde 1981), graças a um autogolo de Debuchy já depois dos 90’ – a equipa da casa tinha-se adiantado por Cabella, aos 17’.

Assim, os parisiense­s perderam a oportunida­de de festejar já hoje um título há muito “reservado”, mesmo que o Mónaco perca em casa com o Nantes. Com 17 pontos de avanço (84-67) e 18 para disputar, o PSG pode, contudo, festejar o título na próxima jornada, “bastando-lhe” para isso bater, precisamen­te, a equipa de Leonardo Jardim no Parque dos Príncipes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal