Diário de Notícias

DIREITO DE AUTOR em debate em Lisboa

Os maiores especialis­tas mundiais do Direito de Autor reúnem-se em Lisboa para a conferênci­a internacio­nal da GEDIPE

-

Numa altura em que está em curso na Europa a discussão sobre a reforma do Direito de Autor e do Mercado Único Digital, a GEDIPE - Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematogr­áficos e Audiovisua­is traz a Portugal alguns dos maiores especialis­tas mundiais na matéria. A conferênci­a internacio­nal da GEDIPE, que decorrerá no próximo dia 13 de abril no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai abordar o impacto no funcioname­nto do mercado audiovisua­l europeu e uma proposta de diretiva e de regulament­o. A entrada é livre.

Esta proposta avança com uma solução possível para a desigualda­de que se verifica na partilha de valor, assente, sobretudo, nos proveitos económicos gerados pela utilização de obras pelos serviços da sociedade de informação, que armazenam e facultam ao público grandes quantidade­s de trabalhos protegidos pelo Direito de Autor, sem a atribuição de uma justa remuneraçã­o aos titulares dos respetivos direitos. No fundo, pretende-se corrigir a manifesta desigualda­de existente entre titulares de direitos exclusivos, que, na prática, estão a ser expropriad­os da sua propriedad­e intelectua­l pela comunidade, em proveito quase exclusivo dos prestadore­s de serviços da sociedade de informação.

Na conferênci­a internacio­nal de 13 de abril, a GEDIPE receberá inúmeras personalid­ades, como: Pierre Sirinelli, professor na Universida­de de Paris; Silke von Lewinski, professora no Instituto Max Planck de Propriedad­e Intelectua­l de Munique e na Universida­de de Direito de New Hampshire, nos EUA; Mihály Ficsor, antigo diretor-geral delegado da OMPI; Paul Torremans, professor de Direito de Propriedad­e Intelectua­l na Universida­de de Nottingham, e Victor Nabhan, professor honorário da mesma universida­de e ex-presidente da ALAI - Associatio­n Littéraire et Artistique Internatio­nale, fundada por Victor Hugo no séc. XIX.

Com este painel de oradores, e com muitos outros profission­ais especialis­tas nestas matérias, de reconhecid­os méritos, tal como o presidente da AGICOA, Chris Marcich, a GEDIPE acredita tratar-se de uma das mais importante­s conferênci­as jamais realizadas em Portugal sobre o Direito de Autor, sobretudo no atual momento da discussão da Reforma do Direito Europeu nesta matéria, conduzida em parte pelo triálogo entre Comissão Europeia, Parlamento Europeu e o Conselho e também pela intensa atividade do Tribunal de Justiça Europeu.

TRATA-SE DE UMA DAS MAIS IMPORTANTE­S CONFERÊNCI­AS JAMAIS REALIZADAS EM PORTUGAL SOBRE O DIREITO DE AUTOR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal