Diário de Notícias

O Carteiro de Pablo Neruda com degustação siciliana

A 21.ª Festa do Cinema Italiano convida os lisboetas para ver hoje e amanhã Il Postino. Antes há um jantar com produtos da localidade que recebeu as filmagens do clássico

- RUI PEDRO TENDINHA

Saudades de O Carteiro de Pablo Neruda, de Michael Radford? O filme que embeveceu os portuguese­s em 1995 e 1996 (saudades de quando os filmes poderiam ficar mais de um ano em cartaz...) é o “anfitrião” da mais aguardada iniciativa da Festa do Cinema Italiano, o Cine-Jantar, neste ano com sessão dupla: hoje e amanhã, 19.00, no Mercado de Santa Clara.

O buffet deste Cine-Jantar em torno de Il Postino faz parte das memórias afetivas da própria rodagem do mítico filme. A direção da 21.ª Festa do Cinema Italiano convidou Clara Rametta, a dona do hotel onde a equipa do filme se alojou na ilha de Solina, o Signum, para preparar um repasto verdadeira­mente siciliano, algo que o próprio protagonis­ta do filme, Massimo Troisi, comeu durante as semanas em que lá esteve. Delícias típicas que foram preparadas em conjunto com DanielaVir­goni, produtora local de produtos da ilha.

Quando as apanhamos em plena preparação destas duas grandes noites de cinema e culinária, contam-nos muito divertidam­ente que trouxeram na mala o azeite local, aquele “que faz ressuscita­r os mortos”, e os vinhos da região. Malas cheias para que nada falte. O menu será todo de receita de Solina e apenas os vegetais serão comprados em Lisboa. Quem quiser pagar 25 euros pelo filme e pelo jantar terá um festim de petiscos que inclui focaccia sicula, almôndegas de carne de vaca com passas e pinhões (Clara garante com vigor que é uma experiênci­a agridoce tremenda), formacappe­ro, queijos sicilianos, gelado de Malvasia, fusilli de pesto de alcaparras, a famosa caponata (salada de beringela e tomate) e a não menos famosa salada eliana, com batata, cebola, azeitonas e alcaparras. Uma degustação que promete vertigem siciliana, sobretudo porque tudo é servido com o vinho Malvasia, com um sabor único.

Estes eventos cineculiná­rios em torno de O Carteiro de Pablo Neruda acontecem muitas vezes. Patricia Gangi, a organizado­ra e relações-públicas, conta que depois de Lisboa há uma data para Nova Iorque. Na própria ilha de Salina, há quatro anos que se celebra anualmente o filme, uma das grandes atrações para os turistas, onde até já se instituiu o prémio Massimo Troisi. “Obviamente, o filme marcou a nossa terra. Toda a gente visita a casa de Pablo Neruda e até existe uma escultura de Massimo Troisi. Todo o mundo ama O Carteiro de Pablo Neruda.”

Memória forte da rodagem do filme foi a delicadeza de Massimo Troisi, ator que interpreto­u o carteiro em estado terminal – viria a morrer logo a seguir ao final das filmagens: “Ele adorava a nossa comida, mas como estava muito mal não conseguia comer muito. Lembro-me de uma vez lhe termos feito pizza: adorava! O Massimo era excecional, alguém muito discreto que nunca queria incomodar. Tinha a doçura da sua personagem. Também a Maria Grazia Cucinotta, a atriz, apaixonou-se pela nossa ilha. Ela todos anos nos visita”, diz-nos Clara, que no seu hotel tem uma suíte chamada Massimo Troisi.

Quanto ao filme, 24 anos depois terá a mesma delicadeza e simpatia? Il Postino é já um clássico mesmo não sendo uma obra-prima. Será sempre um filme armado e desarmado pelo talento enorme de Massimo Troisi, um dos maiores talentos cómicos do cinema italiano.

Estes eventos cineculiná­rios acontecem muitas vezes. Depois de Lisboa há já data para Nova Iorque

 ??  ?? As responsáve­is pela recriação das refeições para a equipa de Il Postino: Patricia Gangi, Clara Rametta e Daniela Virgoni
As responsáve­is pela recriação das refeições para a equipa de Il Postino: Patricia Gangi, Clara Rametta e Daniela Virgoni

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal