Diário de Notícias

Helen Mirren e Donald Sutherland, hoje ou nunca

O que ainda podemos ver até ao fim deste estimulant­e evento, que até aqui tem sido um sucesso de público

-

Promete ser o grande acontecime­nto da Festa do Cinema Italiano. Ella & John: The Leisure Seeker, o filme americano de Paolo Virzi, presente no ano passado na seleção oficial de Veneza. Donald Sutherland e Helen Mirren num road movie sobre um casal que decide fazer a última viagem na sua carrinha de férias dos anos 1970. Passa hoje às 18.30 no São Jorge e é a única hipótese de vermos este filme num grande ecrã: a Sony não o deixa estrear e em breve fica disponível nos circuitos de home cinema. Uma estranha decisão num mercado português onde os filmes com estrelas e temática seniores costumam funcionar muito bem (e Helen Mirren tem os seus fiéis, ela que foi aqui nomeada ao Globo de Ouro). Hoje também a não perder o documentár­io Se Di Tutto Resta Poco. Sulle

Tracce di Antonio Tabucchi, inserido no evento da Fundação Gulbenkian Galáxia Tabucchi. A sessão desta média-metragem é grátis, 18.00, também no São Jorge, e tem apresentaç­ão de Paulo Mauri (fundador do jornal La Repubblica) e de Maria João Seixas.

Menos recomendáv­el é A Rapariga do Nevoeiro, de Donato Carrisi, um thriller confuso e cheio de fórmula. É exibido no dia 11, nos UCI-El Corte Inglês, às 21.30, e nem a presença de Toni Servillo dá alguma dignidade a este espetáculo plastifica­do. Chega ao circuito comercial no dia 19.

No dia 12, no encerramen­to em Lisboa, The Place, de Paolo Genovese, é o destaque. O regresso do cineasta do grande sucesso Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte. Está marcado para as 21.30, no São Jorge.

Até ao final da festa, os cinéfilos mais adeptos da gastronomi­a continuam a ter menus especiais nos restaurant­es que aderiram à Rota dos Sabores em Lisboa, uma habitual iniciativa da Il Sorpasso, a associação que organiza este festival. Restaurant­es italianos para todos os gostos. Em Coimbra, Aveiro, Évora, Viseu e Beja a festa prolonga-se mais alguns dias. No dia 25, é na Moita que temos a última sessão, neste caso com Em Guerra por Amor, Pierfrance­sco Diliberto, às 21.30, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. R.P.T.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal