Diário de Notícias

Viagem termina em acidente a 100 km do destino. Morreu um jovem

Despiste no IP2, perto de Nisa, uma “estrada muito perigosa”, fez 47 feridos

-

Autocarro transporta­va 48 jovens, a maioria estudantes na Covilhã A viagem de finalistas de um grupo de jovens entre os 18 e os 23 anos, que regressava­m à Covilhã vindo de Espanha, terminou num acidente grave. Morreu um jovem de 18 anos e todos os restantes 47 passageiro­s sofreram ferimentos.

Os finalistas, a grande maioria do Agrupament­o de Escolas Frei Heitor Pinto (Covilhã, distrito de Castelo Branco), estavam a pouco mais de cem quilómetro­s do destino. O autocarro onde seguiam despistou-se no concelho de Nisa, no Itinerário Principal 2 (IP2), entre o nó de Arez e a barragem de Fratel, às 17.56. Uma “estrada sempre perigosa” e uma zona com “muita sinistrali­dade”, como explicou o comandante distrital de operações de socorro de Portalegre, Rui Conchinha, que, no entanto, à hora de fecho desta edição, não tinha dados suficiente­s para informar sobre o que esteve na origem do acidente. Sabia apenas que as condições eram “adversas, com muita chuva”.

Na sequência do despiste, o autocarro tombou e cortou o trânsito nos dois sentidos do IP2. Para o local foram 41 veículos de socorro, 99 operaciona­is e um meio aéreo. Os feridos foram transporta­dos para os hospitais de Portalegre, Abrantes e Castelo Branco.

Fonte da GNR disse à Lusa que o autocarro vai para as instalaçõe­s da Câmara Municipal de Nisa, onde vai ser alvo de uma peritagem.

O diretor do Agrupament­o de Escolas Frei Heitor Pinto, Aníbal Mendes, explicou que os elementos da direção da escola têm estado em contacto com as famílias e que, da informação recolhida, serão 35 os estudantes desta escola que seguiam no autocarro.

A viagem de finalistas foi organizada pela agência de Xtravel, que explicou apenas que o condutor pertence a uma empresa contratada para fazer o serviço. S.F.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal