Diário de Notícias

A indignação e a revolta dos ex-presidente­s leoninos

Momento do clube desagrada a José Roquette e a Soares Franco. Eduardo Barroso pede que acabem com linchament­o público

-

REAÇÕES A crise do Sporting (ver peça principal) está a causar indignação e revolta a grande parte dos ex-dirigentes do clube, incluindo ex-presidente­s como Soares Franco e José Roquette, e da Mesa da Assembleia Geral do clube, como Dias Ferreira e Eduardo Barroso, com este último a sair em defesa de Bruno de Carvalho.

Segundo José Roquette, “a relação de confiança entre presidente e jogadores foi seriamente atingida” e, por isso, há que fazer alguma coisa para não colocar a próxima época em risco: “Se não há uma solução para isto, se isto se vai prolongar (...) pode ser a próxima época que está em causa. Começámos a trilhar um caminho que não se sabe onde acaba.”

Na TVI 24, o empresário defendeu que “não é viável gerir o clube pelo Facebook” e recordou que enquanto foi presidente não foi ao balneário muitas vezes, até porque optou por não ser presidente da SAD, para separar a gestão do futebol das funções de presidente do clube: “Mas sempre que as coisas corriam mal eu estava lá, era preciso estar presente.”

Já Filipe Soares Franco confessou ao DN “tristeza” por ver o clube que presidiu entre 2005 e 2009 “chegar a este ponto” e logo numa fase “complexa” da época. “Há muita coisa importante em jogo, desportiva e financeira­mente. O Sporting pode chegar à final da Taça de Portugal, vai lutar pela meia-final da Liga Europa e ainda pode chegar ao 2.º lugar no campeonato, e isso pode ser muito importante a nível financeiro”, lembrou o antigo presidente, pedindo, por isso, aos adeptos para que “apoiem a equipa”.

E, sem querer entrar no assunto “Bruno de Carvalho”, o antigo dirigente recordou que na altura em que se candidatou “os valores eram praticamen­te os opostos” dos atuais e que não se revê “na forma como o Sporting é gerido e estruturad­o”. Por isso, apelou aos órgãos sociais que “se entendam e encontrem a melhor solução para o Sporting”.

Algo que na opinião de Eduardo Barroso não passa pela saída do atual presidente. O cirurgião foi e é um dos maiores defensores de

Roquette pede solução rápida para não compromete­r época 2018-19 Bruno de Carvalho e, apesar de admitir “alguns erros” ao líder leonino, pede que o deixem “em paz” e acabem com o “linchament­o público”. “Há um ser humano também, não é só o presidente, que está a ser linchado na praça pública. Pode ter cometido erros, até eu que sou apoiante dele o reconheço. Mas ele está num stress brutal e precisa de descansar”, defendeu ao DN Barroso, sem esquecer que se trata de “um presidente que é um jovem e que comete erros”, mas “um grande sportingui­sta”.

Como ex-líder da Mesa da AG, o médico criticou ainda a posição do sucessor, Jaime Marta Soares, em

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal