Diário de Notícias

SAD leonina vale mais de 30 milhões em bolsa

MERCADOS Ações da SAD têm estado numa montanha-russa nas últimas sessões. Ontem valorizara­m quase 27%

-

A SAD do Sporting vale 31 milhões de euros em bolsa. Mas, apesar de a crise diretiva e a administra­ção reconhecer­em ameaças à “estabilida­de financeira”, os títulos do clube de Alvalade ganharam 26,98% para 0,80 euros na sessão de ontem. A subida deveu-se a apenas quatro negócios em bolsa, com um valor total de 240 euros.

A recuperaçã­o acontece depois de, na semana passada, os títulos terem estado congelados, após uma desvaloriz­ação de mais de 30% na quarta-feira da semana passada, ainda antes do post de Bruno de Carvalho a criticar a equipa. Dado o baixo volume de negócios da SAD do Sporting, as ações só negoceiam por chamada. Em vez de poderem ser vendidas e compradas a qualquer momento da sessão, apenas podem ser transacion­adas duas vezes por dia.

As ações com baixa liquidez tendem a ter oscilações de preço mais elevadas e podem não refletir de forma tão eficaz o real valor de uma empresa. São também um risco para os investidor­es: se quiserem vender, podem não encontrar ordens de compra que lhes permitam sair desses investimen­tos.

Com a subida na sessão de ontem, o Sporting ganha 19,4% em bolsa desde o início do ano. Os títulos do Benfica avançam 22% no mesmo período, com a SAD avaliada em 32 milhões de euros. Já a SAD portista sobe mais de 8% em 2018, com os preços de mercado a atribuírem um valor de 16 milhões de euros aos azuis e brancos.

As SAD não têm analistas a acompanhar a sua atividade, mas os especialis­tas em mercados financeiro­s defendem que são alvo de investimen­tos mais motivados pela emoção do que pela razão. R. B.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal