Diário de Notícias

“Agora posso ouvir tudo mais claro por um preço baixo!"

Carlos confia plenamente nos seus Aparelhos Auditivos.

- Por RUI VAZ

Cada vez mais me convenço de que fiz a escolha certa em relação aos aparelhos auditivos que estou a usar! De facto, eu já não conseguia distinguir quando, para pagar o café, me diziam “sessenta ou setenta” – era sempre ao lado – então, dava uma moeda de euro e que viesse o troco! Também notava que tinha maior dificuldad­e em ouvir claramente quando havia mais gente à minha volta. Uma vez, estava eu na rua e alguém chamou por mim. Essa pessoa, que vinha a sair de uma loja, estava a poucos metros atrás de mim – em vez de eu olhar logo para trás pus-me a olhar para o meu lado esquerdo à procura de quem seria. Muito menos reconheci uma voz que conheço bem. Estas dificuldad­es na perceção das palavras, na localizaçã­o dos sons e na sua identifica­ção, eram sinais claríssimo­s de que eu estava mesmo com as minhas capacidade­s auditivas diminuídas. Percebi então que não devia arrastar mais esta situação por muito tempo. Eu já sabia alguma coisa sobre os benefícios dos mais recentes aparelhos auditivos. Estes integram uma inovadora tecnologia e funcionali­dades inovadoras, a fim de possibilit­ar ao utilizador uma real e verdadeira audição. Por exemplo, o amigo que me encontrou na rua é um utilizador satisfeito e o assunto nunca foi tabu – ele fala da perda auditiva que tem e dos aparelhos auditivos que usa como se falasse do carro novo que comprou. De vez em quando surgem novidades e ainda melhores modelos e ele simplesmen­te troca, ou faz um “upgrade”. Lembro-me dele me dizer que tem uns aparelhos auditivos digitais programáve­is – isto é, com o software atual e com as aplicações disponívei­s, ele próprio pode alterar e ajustar o aparelho auditivo às suas necessidad­es de audição. Sempre que quiser. E muitas vezes é o próprio aparelho auditivo que se ajusta automatica­mente, sem que ele tenha de mexer em nada. Realmente espantoso! Foi um destes, que faz tudo e mais alguma coisa que eu escolhi para mim - aliás precisei de dois para ter uma audição mais real e equilibrad­a.

Veja, como músico e compositor, ter uma boa audição é essencial. Entenda que a satisfação que agora encontro por estar a ouvir melhor com os aparelhos auditivos não é apenas pela minha forte ligação à música mas também pelo íntimo prazer em participar plenamente dos encontros com outros músicos e com os muitos amigos que felizmente mantenho. Sim, e muito naturalmen­te, também os momentos em família… Tudo isto, claro, possibilit­a que eu me sinta realmente bem comigo mesmo. O que mais poderei dizer?! Os aparelhos auditivos são essenciais para que eu tenha a audição que preciso agora! – de modo algum consigo entender as razões ou “desculpas” de alguém que precise de ouvir melhor e não os utilize.

 ??  ?? Com os meus pequenos aparelhos auditivos vivo plenamente a minha Audição – não podia estar mais satisfeito
Carlos Alberto Moniz, artista musical
Com os meus pequenos aparelhos auditivos vivo plenamente a minha Audição – não podia estar mais satisfeito Carlos Alberto Moniz, artista musical

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal