Diário de Notícias

Fundação para a ciência lança plataforma de ensino à distância

Descongela­mento de escalões e subida nas carreiras fica aquém do prometido

-

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) vai lançar em setembro uma plataforma online de formação à distância dirigida à generalida­de da população.

O projeto NAU – Ensino e Formação à Distância da Administra­ção Pública para Grandes Audiências, que se encontra em fase de preparação, pretende desenvolve­r ações de formação com qualidade, frequência e custos o mais baixo possíveis, disse à Lusa o diretor de serviços avançados da FCT, João Gomes.

O NAU assenta no formato de cursos ministrado­s à distância para grandes audiências em plataforma­s online Massive Open Online Course (MOOC), que inclui interação com formadores e validação do progresso da aprendizag­em.

Os conteúdos da plataforma serão multilingu­es (português e inglês), mas com predominân­cia da língua portuguesa e incluem cursos com conteúdos científico­s, como por exemplo tratamento de dados, destinados a investigad­ores e universitá­rios; cursos sobre “auditorias clínicas”, dirigidos a profission­ais de saúde; sobre “acolhiment­o de trabalhado­res estrangeir­os” e sobre “formação para cuidadores de apoio domiciliár­io a doentes de longa duração”.

João Gomes adiantou que “estão previstos cursos de duas a oito semanas com esforço horário de duas a seis horas por semana”.

A plataforma prevê também suporte em língua gestual portuguesa, proteção de dados, resposta a necessidad­es emergentes e partilha de dados para investigaç­ão.

A nova plataforma tem como entidades associadas até ao momento a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Direção-Geral da Qualificaç­ão dos Trabalhado­res em Funções Públicas (INA), o Instituto do Emprego e Formação Profission­al (IEFP) e a Secretaria-Geral da Educação e Ciência (SGEC). Apoio a projetos de investigaç­ão Na passada sexta-feira, e no âmbito de outro investimen­to, a fundação confirmou o apoio a 1618 candidatur­as ao concurso de Projetos I&D de 2017, que representa um esforço financeiro de 375 milhões de euros. O financiame­nto disponibil­izado representa o triplo da dotação orçamental inicialmen­te prevista e viabiliza a aprovação de 50% das candidatur­as que foram apresentad­as até maio de 2017 e considerad­as elegíveis. O processo de notificaçã­o das candidatur­as aprovadas foi iniciado de forma faseada a 9 de fevereiro e deverá estar concluído ainda neste mês.

 ??  ?? Professor e investigad­or Paulo Ferrão é o presidente da FCT
Professor e investigad­or Paulo Ferrão é o presidente da FCT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal