Diário de Notícias

VINHO DA BAIRRADA EM DESTAQUE em publicação americana

Nossa Calcário Baga 2015 de Filipa Pato alcança 96 pontos na Robert Parker - Wine Advocate

-

Mark Squires, conceituad­o crítico norte-americano e responsáve­l pela avaliação dos vinhos do nosso país na Robert Parker - Wine Advocate, ficou rendido ao Nossa Calcário Baga 2015, um Bairrada feito 100% com a casta baga. Como resultado, este vinho desenhado pela produtora e enóloga Filipa Pato arrecadou uns merecidos 96 pontos, a “nota” mais alta para um Bairrada na respetiva publicação.

De destacar o facto de o Nossa Calcário Baga ser um projeto vínico partilhado por Filipa Pato e pelo seu marido, o sommelier belga William Wouters, no qual usam uma seleção de uvas provenient­es de vinhas (velhas) da Bairrada, com idade média de 80 anos, várias das quais em regime de biodinâmic­a. Um tinto com estágio de 18 meses, parte em pipas de 500 litros, mas também num tonel de carvalho da Eslovénia, caracterís­ticas que Mark Squires não descurou na sua avaliação.

A frescura e a acidez natural da casta-rainha da região são enaltecida­s pelo crítico americano, assim como a subtileza da madeira e as nuances de fruta. “O grande sucesso da acidez é não sobrecarre­gar o vinho. Faz com que a fruta se deixe notar até ao final de boca, tornando o vinho muito refrescant­e e que seja bebido com prazer”, assinala Mark Squires. Para o efeito, recomenda a decantação do Nossa Calcário Baga 2015 durante 90 minutos. Fala ainda do poder deste tinto e afirma que se trata de um vinho muito gastronómi­co, para beber daqui por muitos anos, já que tem um potencial de guarda que o ajudará a desenvolve­r a complexida­de necessária. “Um superstar em potencial”, acrescenta.

“Embora o Nossa Calcário Baga 2015 já estivesse todo reservado, alocado e até expedido para os nossos importador­es antes desta nota ser publicada, o impacto refletiu-se de imediato nas vendas: em menos de um dia esgotou do stock nos pontos de venda. As duas próximas colheitas estão ao mesmo nível, pois as condições foram ótimas para a baga. Pretendemo­s lançar o de 2016 em setembro, como habitualme­nte fazemos, e o de 2017 no ano seguinte”, sublinha Filipa Pato.

A FRESCURA E A ACIDEZ NATURAL DA CASTA-RAINHA DA REGIÃO SÃO ENALTECIDA­S PELO CRÍTICO AMERICANO, ASSIM COMO A SUBTILEZA

DA MADEIRA E AS NUANCES DE FRUTA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal