Diário de Notícias

“Acho que o título só se decide na última jornada”

Conceição promete dragões a jogar para ganhar e diz que os árbitros têm errado mais contra o FC Porto

-

CONFIANÇA Sérgio Conceição considera que o clássico desta tarde será “um jogo equilibrad­o” e rejeita que o campeonato possa ficar já decidido seja qual for o resultado no Estádio da Luz. De qualquer forma, o técnico portista garante que a sua equipa vai jogar para ganhar.

“O exame final será na última jornada, porque acho que o campeonato se vai decidir aí. Eu gosto de desafios, desde pequeno. Depois deste jogo ficam a faltar quatro. Não sabemos o que aí vem. Se olharmos para trás talvez ninguém dissesse que perdíamos dois jogos. Não fizemos os melhores jogos e tivemos sempre grandes guarda-redes a travar-nos. Mas, como disse, acho que este é mais um jogo e o campeão vai ser aquele que mais pontuar nestes cinco até ao fim”, referiu.

Rejeitando que comprava um resultado de 0-0 hoje ao fim da tarde, o técnico dos dragões assumiu que vai à Luz para tentar ganhar. “Olhando para a classifica­ção são as duas melhores equipas. À medida que caminhamos para o final, os pontos são todos decisivos. Os jogos são preparados para ganhar os três pontos. Ninguém tem uma estratégia para empatar. Depois, as circunstân­cias ditam o que as equipas e o que o adversário permite. Vai ser uma partida equilibrad­a e é um jogo para ir buscar não o ponto mas os pontos. Os jogadores entram para ganhar o jogo”, prometeu.

Na equipa portista existem duas grandes interrogaç­ões: Corona e Marega, ambos a recuperare­m de lesões, mas convocados. Conceição admitiu que o mexicano tem mais hipóteses de ir a jogo do que o avançado maliano, que é o melhor marcador dos dragões no campeonato com 20 golos: “Do Corona e do Marega ainda não sei. O Corona está a treinar com a equipa de forma condiciona­da. O Marega está mais difícil.”

Questionad­o sobre o jogo e exibição desta temporada que gostava de transporta­r para o clássico de hoje, Sérgio Conceição elegeu uma partida da Liga dos Campeões: “Na primeira volta contra o Benfica referi o jogo de Leipzig como jogo a recuperar para defrontar o Benfica. Desta vez tenho como referência o nosso jogo no Mónaco, no qual tivemos muita? qualidade [os dragões venceram a equipa de Leonardo jardim por 3-0 com golos de Aboubakar (2) e Layún]. Ganhámos a um rival com uma grande capacidade.” Crítica às arbitragen­s Mesmo sem querer alongar-se muito sobre a arbitragem (o nome do árbitro que vai dirigir o clássico só é conhecido hoje), Sérgio Conceição admitiu que os dragões esta temporada têm razões de queixa em alguns jogos. “O que foi feito pelos árbitros até aqui toda a gente sabe. Entristece-nos, porque têm errado mais contra nós e isso pode influencia­r as contas finais da Liga. Não há dúvida. Mas é melhor não mexer mais nisso. Obviamente estamos sempre atentos. Mas há mais coisas. Eu, se fosse estrangeir­o e visse as capas dos jornais, perguntava contra quem o Benfica vai jogar. E acho que com isso digo tudo. Mas o importante agora é falar do jogo.”

Sérgio Conceição fez questão ainda de frisar que os dois últimos resultados negativos não podem manchar o que de bom o FC Porto fez esta temporada: “O trabalho que é feito é dentro e fora do campo. É assim que funcionam as grandes equipas. Fomos líderes durante muito tempo e isso é demonstrat­ivo do grande trabalho que estes jogadores estão a fazer. Tivemos um ciclo negativo numa altura má, mas isso é passado. Não pode manchar o que já foi feito até agora. Queremos ganhar o campeonato e ganhar a Taça.”

Outro tema abordado na conferênci­a de imprensa foi o facto de o Benfica ter proibido a entrada de megafones e bombos no Estádio da Luz, adereços habitualme­nte utilizados pela claque portista. “Vocês veem que tudo serve como estratégia para ganhar um jogo. Não sei se essa é uma das estratégia­s da equipa rival ou não. Que nós gostamos de ter os nossos adeptos ligados à equipa é verdade. Desde o aqueciment­o e do primeiro ao último minuto. E eles são uma parte muito importante”, considerou. N.F.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal