Diário de Notícias

O dia em que João Rocha e Pinto da Costa felicitara­m o Benfica

-

A noite de 20 de abril de 1988 foi de festa para os 120 mil adeptos que encheram o Estádio da Luz, os milhões de benfiquist­as espalhados pelo mundo e... não só.

Vinte anos depois de ter sido goleado em Wembley pelo Manchester United, por 1-4, o Benfica carimbou o regresso a uma final da Taça dos Campeões Europeus, ao bater o Steaua Bucareste por 2-0, em casa, na segunda mão das meias-finais da prova – duas semanas antes, na capital romena, as duas equipas tinham empatado a zero.

O treinador Toni, que substituiu o dinamarquê­s Ebbe Skovdahl a meio da temporada, montou uma equipa virada para o ataque, com o avançado sueco Mats Magnusson no lugar de Shéu, que tinha sido titular na primeira mão.

Os encarnados assinaram uma grande exibição durante a primeira parte, e foram para intervalo já a vencer por dois golos, ambos da autoria de Rui Águas, aos 23 e 33 minutos, na sequência de lances de bola parada. O segundo tempo não teve tanta qualidade, porque os romenos cedo pareceram reconhecer que estavam condenados a cair, e porque o Benfica quis gerir a vantagem, embora tivesse disposto de oportunida­des para a dilatar, numa noite em que o capitão Diamantino também brilhou.

O apito final do árbitro francês Michel Vautrot deu o pontapé de saída para a festa, que se estendeu pelas ruas de várias cidades. “O Benfica na Europa não pode ser uma aposta pontual, mas para sempre, porque o Benfica tem, forçosamen­te, de ser um dos grandes da Europa. É pena o Real Madrid não estar na final, pois foram eles e nós que mais prestígio demos à Taça dos Campeões”, atirou Toni.

“Estou muito feliz, como todos os portuguese­s. Acho que foi um extraordin­ário jogo de futebol, tendo o Benfica merecido, sem dúvida, a qualificaç­ão. Só tive pena que o resultado não tivesse a expressão do domínio do Benfica. A equipa romena chegou a entrar em pânico. Apesar de ser muito boa, nunca se entendeu com o Benfica”, afirmou o então primeiro-ministro Rui Águas foi o grande herói da partida, ao marcar dois dos golos que derrotaram o Steaua Bucareste

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal