Diário de Notícias

Volkswagen já está a contratar para centro de software em Lisboa

Grupo alemão instala-se em Portugal no segundo semestre e aposta na área da mobilidade. Serão recrutados 300 especialis­tas informátic­os

- Empregos

DIOGO FERREIRA NUNES A Volkswagen já começou a contratar os especialis­tas informátic­os que vão trabalhar no centro de desenvolvi­mento do grupo alemão em Portugal. Este centro será inaugurado em Lisboa no segundo semestre deste ano e dará emprego, no médio prazo, a 300 pessoas. As negociaçõe­s terão começado durante a edição do ano passado da Web Summit, apurou o DN/Dinheiro Vivo.

Engenheiro­s informátic­os, programado­res web e designers UX (experiênci­a do utilizador) são os perfis procurados pelo grupo alemão para o “desenvolvi­mento de soluções de software baseadas em cloud para uma maior digitaliza­ção dos processos corporativ­os no seio do Grupo e para os veículos conectados”. Além dos carros ligeiros, este centro também irá desenvolve­r soluções para os serviços digitais da empresa de camiões MAN.

Para já, as contrataçõ­es estão a ser feitas através de empresas de recursos humanos. Só numa fase posterior é que poderá ser aberto um processo de recrutamen­to online.

O centro de desenvolvi­mento português irá trabalhar em rede com os outros laboratóri­os tecnológic­os da Volkswagen, que estão instalados em Barcelona, Berlim, Wolfsburgo, Munique e São Francisco. “Queremos contratar especialis­tas muito qualificad­os na área de tecnologia da informação em Portugal. O nosso próximo centro de desenvolvi­mento de software em Lisboa será um passo decisivo. Estamos a transferir a história de sucesso dos nossos laboratóri­os digitais de Berlim para Portugal: queremos juntar tarefas entusiasma­ntes como os mais avançados e ágeis métodos de trabalho na área tecnológic­a”, assinalou Martin Hofmann, responsáve­l de inovação do fabricante de automóveis alemão.

Lisboa foi a cidade escolhida pela capacidade de atrair talento tecnológic­o e pela qualidade de vida, segundo apurou o DN/ /Dinheiro Vivo. “É com grande alegria que fazemos parte da próxima geração de soluções para o Grupo Volkswagen e podem contar com o nosso total apoio no futuro”, destacou Fernando Medina. O presidente da Câmara de Lisboa espera que a cidade ajude a “captar talentos e a criar emprego especializ­ado nos setores do digital e da mobilidade do futuro”.

O grupo alemão ainda está à procura do local onde vai abrir este centro de desenvolvi­mento. Tal como fez a Daimler, a dona da Mercedes, a Volkswagen poderá escolher, primeiro, um local provisório; só depois abrirá os escritório­s em definitivo. Este é um cenário ainda em aberto. A dona da Mercedes conta, desde maio, com o Mercedes.io, o centro de transforma­ção digital instalado também em Lisboa e que irá criar, no médio prazo, 125 postos de trabalho qualificad­os.

A Volkswagen reconhece ainda o papel que a Autoeuropa tem tido para a economia portuguesa há mais de 25 anos. O trabalho desenvolvi­do pela fábrica de Palmela também terá contribuíd­o para a escolha de Lisboa para este centro de desenvolvi­mento, apesar de não haver qualquer relação entre a Autoeuropa e o novo laboratóri­o do gigante automóvel alemão. A abertura deste centro de desenvolvi­mento é mais um passo na transforma­ção digital do grupo. A médio prazo, a VW vai contratar 300 especialis­tas para centro de desenvolvi­mento em Lisboa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal