Diário de Notícias

Cor do cabelo é determinad­a por mais de cem genes

Cientistas só conheciam 13 genes com influência na pigmentaçã­o

-

Cabelo preto e ruivo é mais fácil de identifica­r através do ADN

JOANA CAPUCHO Se um criminoso deixar sangue no local do crime, será possível dizer, com 90% de certeza, se tinha cabelo ruivo ou preto. Isto porque foram identifica­dos mais de cem genes que ajudam a determinar a cor dos cabelos humanos. Uma descoberta feita por investigad­ores do King’s College de Londres e do Centro Médico da Universida­de Erasmus de Roterdão, publicada recentemen­te na revista Nature Genetics.

De acordo com o The Guardian, um novo teste baseado nos novos marcadores genéticos foi entre 10% e 20% mais preciso do que os existentes até então, já que, antes da investigaç­ão, apenas eram conhecidos 13 genes com influência na coloração dos cabelos. No entanto, foram mais fiáveis para cabelos ruivos ou pretos do que para cabelos castanhos ou loiros.

Com a análise do DNA de perto de 300 000 pessoas com descendênc­ia europeia, cedidos por duas empresas de dados (BioBank e 23andMe), os investigad­ores chegaram à conclusão de que existem 124 genes a influencia­r a cor do cabelo humano. Segundo os cientistas, estes explicam 34,6% do cabelo ruivo, 24,8% do cabelo loiro e 26,1% do cabelo preto, o que está relacionad­o com a produção e distribuiç­ão do pigmento melanina, mas também com outros mecanismos biológicos, que ainda não é possível de explicar. Além disso, diz o The Guardian, é possível que existam centenas de outros genes que possam ter uma influência semelhante.

Algo que também fica por explicar é o porquê de algumas crianças nascerem loiras e de o cabelo escurecer à medida que crescem, um fenómeno que dificulta a realização de testes forenses. “Sabemos que algumas crianças loiras se tornam morenas, mas não temos ideia do porquê”, disse Manfred Kayser, um dos autores do Centro Médico, citado pela publicação britânica. Mulheres têm cabelo mais claro Tal como já tinha sido sugerido por investigaç­ões anteriores, os cientistas chegaram à conclusão de que as mulheres tendem a ter o cabelo mais claro do que os homens: o sexo feminino tem 25% mais probabilid­ades de ter o cabelo loiro e três vezes menos hipóteses de ter o cabelo preto do que o sexo masculino. Mas ainda não existe uma explicação científica para esse facto.

Além do avanço que a descoberta poderá permitir na ciência forense, oferece pistas sobre os genes ligados a doenças como o cancro da pele. Tim Spector, do King’s College, diz que “compreende­r a genética pode levar a novas terapias”, já que os “pigmentos são importante­s para o sistema imunitário e desempenha­m um papel em muitas doenças”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal