Diário de Notícias

Ricardinho ajuda Inter a abater Sporting, outra vez

Na final da UEFA Futsal Cup, os espanhóis bateram os leões por 5-2, com o craque português a assinar um golo e uma assistênci­a

-

FUTSAL O Sporting pode dizer que reduziu distâncias para o todo-poderoso Inter Movistar, que ontem bateu pelo segundo ano consecutiv­o os leões na final da UEFA Futsal Cup. Mas se há um ano a equipa portuguesa foi esmagada (0-7), no jogo de Saragoça a diferença foi menor: 2-5.

O Inter conquistou o segundo título consecutiv­o, o quinto em 17 edições, com uma primeira parte muito eficaz. E com Ricardinho a ter muita influência na partida. O craque do Inter assistiu Gadeia (3’) para o 0-1, acertou na barra com um remate potente e acabaria por marcar um golo que empurrou a sua equipa. E que golo.

Antes disso, o Sporting respondeu por Cavinato (8’), empatando. Mas Ricardinho assinaria o segundo golo dos agora bicampeões europeus, tirando um adversário da frente e disparando um foguete que deixou André Sousa sem reação. O melhor do mundo por cinco vezes ainda evitou o empate sobre a linha, após remate de Pany Varela. O ala empurrava, assim, o Inter para uma vantagem muito confortáve­l. Aos 14’, Elisandro fez o 1-3 e, já na segunda parte, Rafael (23’) parecia colocar um ponto final na discussão ao assinar o 1-4.

No entanto, o Sporting arriscou tudo com a utilização do guarda-redes avançado. A equipa de Nuno Dias foi criando algumas oportunida­des para reduzir, ainda se assustou com um remate de Ricardinho desde a sua área e que só foi parado pela barra da baliza, mas acabou por encurtar a desvantage­m. Marcou Diogo aos 37’. Com 2-4 e menos de três minutos para jogar, o Inter ia resistindo ao ímpeto do Sporting e, já nos derradeiro­s segundos, acabou mesmo por marcar o 2-5 por Pola, que atirou do meio-campo defensivo para a baliza deserta.

O Sporting falhou o título pela terceira final, depois destas duas consecutiv­as com o Inter e da perdida em 2011 frente aos italianos do Montesilva­no (2-5).

Já Ricardinho soma o terceiro título europeu de clubes, juntando estes dois consecutiv­os frente ao Sporting ao de 2010 conquistad­o ao serviço do Benfica, a única equipa portuguesa que venceu a competição. Na altura, a equipa da Luz bateu o Boomerang Interviú, ou seja, o Inter (que por razões publicitár­ias assumia outro nome). E é campeão europeu em título desde fevereiro, quando Portugal conquistou a prova com uma vitória por 3-2 sobre a Espanha, no prolongame­nto, num jogo em que a estrela lusa ficou de fora por lesão.

“Os meus jogadores deram o melhor. Tivemos oportunida­de de fazer o 4-3 a dois minutos do fim. Mas não fomos capazes de defender um bocadinho melhor”, disse o treinador leonino Nuno Dias, dando os parabéns ao adversário. “Mostrámos que somos os líderes da Europa. É um ano muito bonito, tanto individual como coletivame­nte”, rematou Ricardinho após mais um título.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal