Diário de Notícias

MARCELO E BATMAN EM SÃO BENTO E VAROUFAKIS A DESFILAR NA AVENIDA DA LIBERDADE

Festa. Os 44 anos da Revolução vão ser marcados por painel de Miguel Mendonça desenhado nos jardins da residência oficial do primeiro-ministro.

- MIGUEL MARUJO

No seu terceiro 25 de Abril como Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa deve repetir o gesto simbólico de chegar de cravo na mão à sessão solene dos 44 anos, nesta manhã na Assembleia da República, como fez em 2016 e 2017.

Marcelo gosta da data, um “sonho já esperado”, como explicou no domingo à Notícias Magazine (revista distribuíd­a com o DN) e – sem ser conhecida qualquer linha do que será o seu discurso – deve apontar as suas palavras para o “significad­o nacional das datas e não discursos para mensagens acerca da conjuntura política”, como já se explicou em anos anteriores. “É a minha maneira de ver”, esclareceu em 2016.

O alcance destas palavras lê-se numa outra explicação dada pelo Presidente da República, em 2016, quando ainda estava a dar os primeiros passos em Belém. “Quando a pessoa fala, tudo o que diz tem um significad­o. Uma coisa é ter um significad­o, outra coisa é intervir na política concreta do dia-a-dia.” É Marcelo para lá da espuma dos dias, ele que hoje estará na inauguraçã­o do Jardim Mário Soares, em Lisboa.

Em 2016, o Presidente apelou a consensos de regime em áreas como o sistema financeiro e a segurança social e, no ano passado, Marcelo pediu “maior riqueza e distribuiç­ão” para o país e atenção aos extremismo­s, populismos e “nacionalis­mos egocêntric­os”. Por isso, notou, “faz sentido manter viva esta tradição, hoje mais do que nunca”. E explicou: “Para mostrar que não nos esquecemos da nossa história e que há datas que não foram nem nunca serão indiferent­es ao nosso destino coletivo.”

A tradição sai à rua de cravo na mão, para o desfile que habitualme­nte desce a Avenida da Liberdade, em Lisboa, neste ano com uma novidade: a convite do partido Livre, o antigo ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis, que hoje inte- gra o movimento pan-europeu DiEM25, também vai participar no desfile, juntamente com membros do seu DiEM25 e outros partidos e movimentos internacio­nais, como o Génération.s, liderado pelo ex-candidato à presidênci­a francesa Benoît Hamon, Alternativ­et, da Dinamarca, Bündnis-DiEM25, da Alemanha, DeMA, de Itália, e Razem, da Polónia. Residência de portas abertas Também já começa a ser tradição a abertura de portas da residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento. À festa de concertos e espetáculo­s para crianças, António Costa junta-lhe conteúdo político. Durante toda a tarde será possível aos cidadãos que passem pelos jardins da residência oficial apresentar propostas para concorrer à segunda edição do Orçamento Participat­ivo Portugal (OPP). E é aqui que entra Batman.

O artista Miguel Mendonça vai desenhar no local um painel alusivo ao OPP, ele que assinou em janeiro deste ano uma das histórias mais recentes de Batman, justiceiro da noite de Gotham, Batman Fall of the Batmen. Já antes Mendonça tinha assinado uma outra história na DC Comics.

O desenhador, que está a preparar mais duas edições de Batman para a editora americana, terá a companhia oficial da ministra da Presidênci­a, Maria Manuel Leitão Marques, e da sua secretária de Estado, Graça Fonseca.

 ??  ?? “O dia inicial inteiro e limpo”, como escreveu Sophia, pôs fim a 40 anos de ditadura
“O dia inicial inteiro e limpo”, como escreveu Sophia, pôs fim a 40 anos de ditadura

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal