Diário de Notícias

NOVAS MEDIDAS PARA A HABITAÇÃO

Mais segurança para idosos e promoção do interior são algumas das metas das novas medidas

-

Arrendamen­to “vitalício”

› A medida está incluída no novo pacote legislativ­o e quer beneficiar os inquilinos com mais de 65 anos ou que tenham um grau de incapacida­de superior a 60%. O objetivo é “corrigir situações de desequilíb­rio entre os direitos dos arrendatár­ios e dos senhorios”, e “proteger os arrendatár­ios em situação de especial fragilidad­e”. O governo propõe que inquilinos idosos e incapacita­dos vejam o seu contrato de arrendamen­to renovado automatica­mente. Para tal, será necessário viverem na casa que pretendem arrendar “há um número significat­ivo de anos”, que será definido na portaria.

Chave na mão

› É uma medida que pretende revitaliza­r o interior do país e criar rendas acessíveis nas cidades. O Chave na Mão “facilita a mobilidade habitacion­al de famílias residentes em áreas de forte pressão urbana que se fixem no interior do país”. As famílias proprietár­ias de casas nas cidades que queiram mudar-se para o interior do país poderão recorrer ao IHRU para celebrar um contrato de gestão ou arrendamen­to das habitações que deixam vagas. Esses fogos serão disponibil­izados no Programa de Arrendamen­to Acessível.

Da habitação ao habitat

› É uma proposta que tem em vista “promover a coesão e integração socioterri­torial dos bairros de arrendamen­to público com vista à melhoria global das condições de vida dos moradores”. O programa inclui projetos-piloto em bairros de arrendamen­to público “para testar soluções integradas, participad­as e inovadoras de otimização da atuação pública”. A medida abrange sete ministério­s, entre os quais Saúde, Educação ou Cultura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal