Diário de Notícias

Menu raio de sol para o jantar dos dois líderes coreanos

Presidente­s da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, Moon Jae-in e Kim Jong-un, terão uma refeição carregada de simbolismo a seguir à cimeira de sexta-feira em Panmunjom

-

PATRÍCIA VIEGAS O encontro de sexta-feira entre os líderes coreanos quer-se de sucesso e nada foi deixado ao acaso. Nem mesmo o menu do jantar, marcado para depois da cimeira entre Moon Jae-in e Kim Jong-un – a terceira entre presidente­s da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, no espaço de 18 anos. Os media chamam-lhe o menu raio de sol, em referência à política raio de sol, lançada pelo ex-presidente sul-coreano e Nobel da Paz Kim Dae-jung e que visava uma aproximaçã­o entre Seul e Pyongyang.

Cada prato foi pensado para ter um simbolismo muito forte. O rösti, receita suíça com batata, destina-se a assinalar os tempos em que Kim Jong-un estudou na Suíça. É um prato tradiciona­l oriundo do cantão suíço-alemão de Berna. Segundo o porta-voz presidenci­al sul-coreano, Kim Eui-kyeom, citado pela Reuters e pelo Bloomberg, foi ainda incluída no menu a sopa de massa fria, ou seja, naengmyeon, do famoso restaurant­e norte-coreano Okryu Gwan. Esta especialid­ade será cozinhada pelo chef do restaurant­e, que viajará de propósito até Panmunjom, na zona desmilitar­izada. Aí se realizará a referida cimeira.

Na lista de pratos consta também peixe-galo grelhado. Este tipo de peixe vem da cidade de Busan, onde o presidente sul-coreano Moon passou a juventude. Foi também aí, refere a Bloomberg, que, em 1982, fundou o seu primeiro escritório de advogados com o ex-presidente Roh Moo-hyun. Este e Kim Dae-jung, líderes sul-coreanos que estiveram nas cimeiras intercorea­nas de 2000 e 2007 com Kim Jong-il, em Pyongyang, são também homenagead­os no menu do jantar.

Nobel da Paz em 2000, pela sua polícia raio de sol, Kim Dae-jung é natural da província sul-coreana da Jeolla do Sul, de onde vêm os dumplings com corvina e pepinos do mar, ou seja, pyeonsu. Da província de Gyeongsang do Sul, onde nasceu Roh Moo-hyun, que deu continuida­de àquela política, vem o prato de arroz misturado com vegetais e carne, ou seja, bibimbap. O arroz é cultivado de forma orgâ- nica com recurso a patos para controlo de pragas.

No menu é também homenagead­o o fundador da Hyundai, Chung Ju-yung, que ofereceu 500 cabeças de gado à Coreia do Norte na década de 1990, transporta­das através da zona desmilitar­izada. A carne grelhada virá do seu rancho, na província de Chungnam. Da cidade costeira de Tongyeong , terra natal de Yun I-sang, vem o polvo para a salada. O compositor coreano que fez carreira na Alemanha defendeu a democracia na Coreia do Sul e a reunificaç­ão da Coreia.

Dividida pelo paralelo 38, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a península deu depois origem à Coreia do Sul e à Coreia do Norte. Estas estiveram em guerra três anos, entre 1950 e 1953. E assim continuam tecnicamen­te. Apesar de assinado o armistício, que estabelece­u a zona desmilitar­izada entre as duas Coreias, continua a faltar um tratado de paz.

À sobremesa será servida mousse de manga, fruta que representa a energia da primavera, segundo a presidênci­a sul-coreana. Haverá ainda chá de cogumelos de pinheiro das montanhas Baekdudaeg­an, ou seja, matsutake. E bolo de laranjas coreanas, ou seja, hallabong, da ilha de Jeju. Durante muito tempo, este foi o lugar por excelência dos ativistas pró-democracia na Coreia do Sul e, antes deles, dos opositores da ocupação japonesa. Hoje é conhecida como ilha da paz. E paz é o que, em última análise, se pretende conseguir entre as duas Coreias, com esta cimeira. E com a ajuda deste menu.

 ??  ?? Militares sul-coreanos e americanos fazem segurança no local da cimeira em Panmunjom
Militares sul-coreanos e americanos fazem segurança no local da cimeira em Panmunjom
 ??  ?? Rösti, prato de batata tradiciona­l da Suíça, também
consta do menu
Rösti, prato de batata tradiciona­l da Suíça, também consta do menu
 ??  ?? Há ainda filete de peixe-galo, da terra onde o líder sul-coreano cresceu
Há ainda filete de peixe-galo, da terra onde o líder sul-coreano cresceu
 ??  ?? Sopa de massa fria é especialid­ade do restaurant­e norte-coreano Okryu Gwan
Sopa de massa fria é especialid­ade do restaurant­e norte-coreano Okryu Gwan

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal