Diário de Notícias

Telma Monteiro à conquista da 12.ª medalha em Europeus

Benfiquist­a, que subiu sempre ao pódio (11 presenças), é a figura de proa da equipa de 15 portuguese­s que começa amanhã a competir

- RUI MARQUES SIMÕES

O sorteio de hoje (16.00 locais, 14.00 em Portugal continenta­l) é que vai ditar o tom das expectativ­as portuguesa­s. Contudo, uma coisa é certa: Telma Monteiro é a figura de proa da comitiva nacional de 15 atletas que amanhã começa a participar nos Campeonato­s Europeus de judo, em Telavive (Israel). A judoca benfiquist­a parte à conquista da 12.ª medalha, em outras tantas participaç­ões na competição.

Desde a estreia, em 2004, ainda na categoria -52 kg, Telma Monteiro subiu ao pódio em todos os Europeus em que participou: alcançou cinco medalhas de ouro, cinco de bronze e uma de prata (apenas falhando as edições de 2008, 2016 e 2017 por lesão). “Na última vez em que competi, em 2015, fui campeã da Europa [em Baku, Azerbaijão, quando o evento decorreu em simultâneo com os Jogos Europeus]”, recordou, em declaraçõe­s à BTV.

Agora, a judoca benfiquist­a mantém a fasquia elevada. “O objetivo é estar no pódio. Seria algo mais uma vez histórico, no sentido de que vai ser bastante competitiv­o, porque o nível está muito equilibrad­o. Mas estou confiante de que posso fazer uma boa prestação”, perspetivo­u a atleta almadense, de 33 anos. E tal confiança é subscrita pela selecionad­ora Ana Hormigo (que partilha funções com o japonês Go Tsonu- da): “Tendo a Telma na comitiva podemos chegar sempre a um bom resultado... não dizendo que os outros não poderão surpreende­r.”

Os outros 14 judocas (ver tabela em baixo) também alimentam a ambição da seleção portuguesa de subir ao pódio nos Europeus de judo – como aconteceu em 15 das últimas 16 edições (apenas em 2016 Portugal não conquistou qualquer medalha). “Não gostamos de estar logo a dizer que apontamos para uma medalha, mas também não podemos dizer que não apontamos para isso, porque temos aqui atletas [capazes], apesar de apenas quatro deles serem cabeças-de-série”, disse, à Agência Lusa, Ana Hormigo.

Os quatro cabeças-de-série são Telma Monteiro (-57 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg): três judocas experiente­s, com passado olímpico, e um jovem em ascensão – o luso-georgiano Egutidze, que chegou às medalhas no mês passado nos Grandes Prémios de Agadir (bronze) e Tblissi (prata). “Os adversário­s já vão estar mais atentos ao Anri. É um jovem [22 anos] que ainda tem muito para mostrar – temos de fazer reservas, é jovem... –, mas consegue ultrapassa­r qualquer rival. Atenção, no entanto, que esta é uma categoria bastante competitiv­a”, apontou a selecionad­ora.

Com a competitiv­idade ao rubro, será do sorteio desta tarde que dependerá muito do futuro dos judocas portuguese­s nos tatamis de Telavive. Os cabeças-de-série têm garantido o primeiro combate contra um adversário de ranking inferior, mas, depois, o caminho até às finais está em aberto. “Poderão ter um [rival] mais favorável, na primeira ronda, o resto teremos de esperar pelo sorteio”, notou Hormigo.

De resto, estes Europeus, que terão de regresso Joana Ramos, medalha de prata em 2011 e bronze em 2017 (volta após uma longa recuperaçã­o de uma pneumonia), assumem um carácter especial: são a última grande prova antes do início do apuramento olímpico. Em Telavive começarão a formar-se as esperanças portuguesa­s para Tóquio 2020.

 ??  ?? A judoca Telma Monteiro festejou o último título nos Jogos Europeus de 2015, em Baku
A judoca Telma Monteiro festejou o último título nos Jogos Europeus de 2015, em Baku

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal