Diário de Notícias

Governo relança turismo sénior no Inatel com 13 mil vagas

Viagens vão dar prioridade a zonas afetadas por incêndios. Candidatur­as são em junho

- LUCÍLIA TIAGO

O ministro do Trabalho e da Segurança Social e a secretária de Estado do Turismo apresentam hoje em Fornos de Algodres o novo Programa Turismo Sénior do Inatel. O local escolhido para relançar esta iniciativa tem um objetivo: o governo quer que o programa também ajude a promover a atividade económica das regiões do interior e vai fazer parcerias com mais de 50 hotéis privados para alargar oferta.

A fase de inscrições para o período de férias de setembro a dezembro do Programa Turismo Sénior do Inatel arranca daqui um mês e meio e há 13 mil vagas disponívei­s, estando prevista a organizaçã­o de 260 viagens. Em ambos os casos verifica-se um forte cresciment­o face às 2300 vagas e 46 viagens da primeira fase.

Além do cresciment­o de vagas, o Programa de Turismo Sénior traz outras novidades: enquanto a primeira fase apenas incluirá unidades hoteleiras da rede do Inatel, nas férias de setembro a dezembro está prevista a concretiza­ção de parcerias com unidades privadas. Para o efeito serão lançados concursos públicos com vista à realização de parcerias com mais de 50 hotéis em todo o país, segundo adiantou fonte oficial do Ministério do Trabalho ao DN/Dinheiro Vivo.

O Programa de Turismo Sénior do Instituto Nacional para o Aproveitam­ento dos Tempos Livres (Inatel)esteve parado durante vários anos, pretendend­o-se com este relançamen­to aproveitar para que a definição das viagens privilegie os hotéis localizado­s em zonas do interior do país mais afetadas pelos incêndios de junho e de outubro. Este objetivo coordena-se com os objetivos gerais do programa (que dá pelo nome de 55 +.pt) de potenciar o envelhecim­ento ativo, proporcion­ar o contacto intergerac­ional, combater o isolamento e a exclusão social ou ainda de democratiz­ar o acesso a atividades de turismo e de lazer.

As candidatur­as para a fase 2 vão decorre em junho e julho, podendo ser feitas nas 25 unidades locais do Inatel existentes por todo o país. A mesma fonte oficial adianta que brevemente será possível realizá-las online no site do Inatel. As candidatur­as são depois avaliadas à luz dos critérios de elegibilid­ade para o programa, havendo critérios de majoração.

O anterior programa tinha três públicos-alvo, nomeadamen­te pessoas com deficiênci­a, idosos e pessoas carenciada­s. Neste novo programa 55 +.pt vão juntar-se todos estes públicos, numa perspetiva de promoção da inclusão

O ministro Vieira da Silva apresenta hoje o programa dedicado

ao turismo sénior

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal